Saiba quem são as três pessoas que estavam em avião que desapareceu no Paraná


Por Redação GMC Online
Jonas Julião (piloto), Heitor Genowei Junior (Viaje Paraná) e Felipe Furquim (Casa Civil), estão desaparecidos. Foto: Reprodução/OBemdito.

São naturais de Umurama os três homens que estavam no avião particular de pequeno porte que desapareceu nesta segunda-feira, 3, no Paraná. 

Os umuaramenses que embarcaram na aeronave são: Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região noroeste, e o piloto Jonas Borges Julião.

Genowei Junior, o ‘Juninho do Posto’, como é popularmente conhecido, e Furquim, tinham compromisso de trabalho em Paranaguá. Por vários anos, Furquim esteve à frente do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT).

Juninho faz parte de uma família que responsável por uma importante rede de postos de combustíveis em Umuarama. Tanto ele quanto Furquim são conhecidos pela aproximação com o governador Ratinho Junior.

O caso

A aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, decolou do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, e seguia em direção a Paranaguá, no litoral do Paraná, quando perdeu comunicação e desapareceu na altura da Serra do Mar.

A última comunicação feita pelo piloto foi às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h, informando que o avião não acionou o Transmissor Localizador de Emergência (ELT), o que levou ao pedido de buscas.

Segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), foram realizadas buscas com os helicópteros Falcão 12 e Resgate 04 no final da tarde e nada foi localizado. “Porém em algumas regiões não foi possível realizar a busca em virtude do mau tempo”, informou.

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) está responsável por coordenar operações de buscas aéreas pela aeronave.

Em nota, a FAB informou que uma aeronave preparada para esse tipo de buscas decolou de Campo Grande (MS), em direção ao Paraná, para auxiliar nas buscas que devem se estender inclusive durante à noite.

Notas oficiais

Em nota, a administradora do Aeroporto de Umuarama informou que a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 decolou 7h50 da manhã. Leia abaixo:

A aeronave prefixo PT-JZC, decolou do Aeroporto de Umuarama às 07:50 (horário local), tendo informado a esta administradora ter como destino “Paranaguá-PR” (ICAO: SSPG).

Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos.

Esta administradora está colaborando com o Órgão de Investigação, onde deve-se concentrar as informações oficiais.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), também emitiu uma sobre o assunto.

Leia abaixo:

“O Governo do Estado confirma que dois servidores estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda-feira (03) e não chegou a Paranaguá. Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado.

O Cindacta já mandou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para essa área. O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar”.

Com informações do OBemdito e Banda B.

Sair da versão mobile