Sarandi quer transferir famílias de casas do DER para construir praça
Há mais de 40 anos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) construiu casas para alojar trabalhadores.
Eram os operários que trabalhavam na abertura de estradas. Em Sarandi, estas casas ficam na região central, perto da Avenida Londrina, a principal via da cidade. É uma região que precisa de mais espaço e modernização.
O prefeito Carlos Alberto de Paula quer colocar em prática um projeto que ele já havia iniciado no último mandato. A ideia é demolir as casas e construir no local uma praça pública.
O primeiro passo foi dado esta semana: o prefeito se reuniu com as 12 famílias que ainda vivem nas casas. A administração propõe construir novas casas para transferir as famílias de local, diz o prefeito.
“Os anos estão passando e essas casas do DEI, que foram construídas há mais de 40 anos, estão aí deteriorando, perdendo a característica original da casa. E de alguma maneira não está bonito. Sarandi tem crescido, a Avenida Londrina, que antigamente era mão dupla virou binário, e a gente precisa evoluir. Então a nossa proposta é, ali moram 12 famílias, a gente quer abrigá-las em um bairro novo, o Jardim Rio de Janeiro. […] Agora começando o mandato, então a gente procurou as famílias. Fizemos a proposta de fazer 12 casas de 80 metros cada um, que é mais ou menos a metade daquelas casas ali. E as famílias saíram muito felizes com a proposta, então eu vou apresentar agora para o governador Ratinho Júnior, espero que ele concorde, que os deputados estaduais possam votar esse projeto e a gente possa continuar esse projeto.”, explica o prefeito.
Na semana que vem haverá uma nova reunião com as famílias para discutir a proposta. Enquanto isso, a Prefeitura busca o aval do Estado para o projeto.