Servidores públicos estavam em avião de pequeno porte que desapareceu no Paraná


Por Redação GMC Online
Foto: Denis Ferreira Netto/AEN.

Dois servidores estavam no avião particular de pequeno porque que desapareceu nesta segunda-feira, 3, no Paraná. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) – veja abaixo.

O avião decolou do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, com três pessoas a bordo e seguia em direção a Paranaguá, no Litoral do Paraná, quando perdeu comunicação e desapareceu – saiba quem são os desaparecidos.

A última comunicação feita pelo piloto foi às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h, informando que o avião não acionou o Transmissor Localizador de Emergência (ELT), o que levou ao pedido de buscas.

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) participa das buscas e informou a aeronave desapareceu do radar na altura da Serra do Mar.

“Foram realizadas buscas com os helicópteros Falcão 12 e Resgate 04 no final da tarde, nada localizado, porém algumas regiões não foi possível realizar a busca em virtude do mau tempo. Amanhã retomaremos as buscar em conjunto com salvaero, GOST [Grupo de Operações de Socorro Tático] e 8GB [8º Grupamento de Bombeiros]”, informou.

Duas equipes de busca terrestre do 8°GB, uma por Guaratuba e uma por Morretes, foram mobilizadas para reconhecimento do local.

Em nota, a administradora do Aeroporto de Umuarama informou que a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 decolou 7h50 da manhã:

A aeronave prefixo PT-JZC, decolou do Aeroporto de Umuarama às 07:50 (horário local), tendo informado a esta administradora ter como destino “Paranaguá-PR” (ICAO: SSPG).

Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos.

Esta administradora está colaborando com o Órgão de Investigação, onde deve-se concentrar as informações oficiais.

Leia na íntegra a nota emitida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), sobre o assunto:

“O Governo do Estado confirma que dois servidores estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda-feira (03) e não chegou a Paranaguá. Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado.

O Cindacta já mandou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para essa área. O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar”.

Com informações da Banda B, parceira do GMC Online.

Sair da versão mobile