Um novo alerta climático de tempestade na categoria laranja, que indica perigo, foi disparado para todas as cidades do Paraná na manhã desta segunda-feira, 17, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta foi disparado às 9h20 e segue até 10h desta terça-feira, 18. A previsão é de chuva volumosa, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Segundo o Inmet, “há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) destaca que no período da manhã há previsão de chuvas e alguns temporais, inicialmente a partir das áreas a Oeste do Estado. “Os eventos mais severos tendem a ocorrer, ou mais próximos das regiões de fronteira com a Argentina e o Paraguai, além da divisa com o Mato Grosso do Sul, devido ao avanço de uma nova frente fria. Contudo, há possibilidade de temporais localizados. As temperaturas apresentam elevação mais lenta ao longo do dia, mantendo-se mais agradáveis pela manhã e noite”.
Na terça-feira, 18, de acordo com o Simepar, as condições de instabilidade continuam no território paranaense, “uma vez que uma área de baixa pressão ganha força na região, aumentando o risco de temporais, especialmente entre o Centro e o Leste do Estado”. Além disso, o Simepar alerta que a “metade leste do Paraná pode registrar episódios mais severos”.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
As temperaturas sobem de forma mais lenta ao longo do dia, com sensação ligeiramente mais fria no Sudeste do Paraná.