Tempestade: Novo alerta de perigo é disparado para cidades do Paraná


Por Redação GMC Online

Um novo alerta climático de tempestade na categoria laranja, que indica perigo, foi disparado para todas as cidades do Paraná na manhã desta segunda-feira, 17, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto: Ilustrativa/AEN

O alerta foi disparado às 9h20 e segue até 10h desta terça-feira, 18. A previsão é de chuva volumosa, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Segundo o Inmet, “há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.

Alerta laranja de tempestade engloba todas as cidades do Paraná. Foto: Inmet

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) destaca que no período da manhã há previsão de chuvas e alguns temporais, inicialmente a partir das áreas a Oeste do Estado. “Os eventos mais severos tendem a ocorrer, ou mais próximos das regiões de fronteira com a Argentina e o Paraguai, além da divisa com o Mato Grosso do Sul, devido ao avanço de uma nova frente fria. Contudo, há possibilidade de temporais localizados. As temperaturas apresentam elevação mais lenta ao longo do dia, mantendo-se mais agradáveis pela manhã e noite”. 

Tempo nesta segunda-feira, 17, no Paraná. Foto: Simepar

Na terça-feira, 18, de acordo com o Simepar, as condições de instabilidade continuam no território paranaense, “uma vez que uma área de baixa pressão ganha força na região, aumentando o risco de temporais, especialmente entre o Centro e o Leste do Estado”. Além disso, o Simepar alerta que a “metade leste do Paraná pode registrar episódios mais severos”.

Tempo nesta terça-feira, 18, no Paraná. Foto: Simepar

As temperaturas sobem de forma mais lenta ao longo do dia, com sensação ligeiramente mais fria no Sudeste do Paraná.

Sair da versão mobile