Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Tempo muda com ciclone e forte massa de ar polar; veja detalhes da nova onda de frio intenso no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 06/08/2025 às 15h02
Ouvir: 00:00

Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, vai trazer mudanças climáticas para o Paraná e as outras cidades do Sul, além de parte do Sudeste do Brasil entre quinta, 7, e sexta-feira, 8. Após essa frente fria, uma forte massa de ar polar continental avançará sobre o País, derrubando as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e causando friagem em parte do Norte.

frio intenso com geada no paraná
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

“As temperaturas já devem começar a cair no Sul ao longo da sexta-feira, conforme o ar polar entra no País – com a sensação de frio aumentando durante o fim de tarde e principalmente à noite nos três Estados (Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul)”, afirma a Climatempo.

Previsão do tempo para o Paraná

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a sexta-feira deve ser chuvosa em território paranaense, com acumulados um pouco mais significativos entre o Centro-Sul, Campos Gerais, Norte e o Leste. No Noroeste, Oeste, Sudoeste e Sul a precipitação perde força e as temperaturas ficam baixas/amenas”.

antes do frio, paraná terá chuva
Tempo na sexta-feira, no Paraná. Foto: Simepar

Conforme o Simepar, ainda na sexta, os termômetros devem despencar a partir do anoitecer em todo o Estado. “Sábado de frio em praticamente todo o Paraná. Destaque para as temperaturas mais baixas na ‘metade sul’, inclusive com possibilidade de formação de geadas. Mesmo à tarde não esquenta, com vento aumentando bastante a sensação de frio. Domingo continua com tempo estável e bastante
frio, novamente com previsão de geadas em vários setores”. Em cidades paranaenses como Inácio Martins, General Carneiro e Guarapuava, por exemplo, a mínima esperada é de 1ºC.

sábado será de bastante frio no paraná
Tempo no sábado, no Paraná. Foto: Simepar
frio continua no domingo no paraná
Tempo no domingo, no Paraná. Foto: Simepar

5ª onda de frio no País

A Climatempo afirma que monitora as condições para a classificação da 5ª onda de frio no País, considerando o período de 9 a 13 de agosto. “Este ar polar pode provocar uma queda mais significativa, com condições para geada ampla nos Estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, não descartando o fenômeno em áreas de São Paulo e do extremo sul de Minas Gerais.

geada e frio no paraná
Foto: Arnaldo Neto/AEN

Há chance de chuva congelada entre a madrugada e manhã de sábado, 9, no alto da serra catarinense, incluindo Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim. Isso se deve à presença do ciclone em alto-mar e da umidade sendo empurrada para a costa.

Além do Sul, a expectativa é que o amanhecer de sábado, 9, também seja bastante gelado no Sudeste. Em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, no Centro-Oeste, as temperaturas mínimas também devem diminuir.

“O ar polar deve ganhar mais força e espalha ar frio para mais áreas do País entre domingo, 10, e principalmente no amanhecer de segunda-feira, 11, provocando também friagem no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, além de reduzir as temperaturas em Mato Grosso e Goiás”, projeta a empresa de meteorologia.

Desta vez, a duração do frio será um pouco maior. Assim, ela pode estar dentro do limiar de cinco dias consecutivos com temperaturas 5°C ou mais abaixo da média climatológica para muitos municípios brasileiros, segundo a Climatempo.

Com Agência Estado

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação