Tempo muda e tem previsão de tempestades e chuvas intensas no Paraná
O ano de 2025 começa com mudanças significativas no tempo no Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O calor intenso e a umidade trazidos pelo escoamento predominante de norte estão favorecendo a formação de instabilidades, com previsão de chuvas e tempestades em diferentes regiões do Paraná ao longo da semana.
Neste 1º de janeiro, as condições climáticas são marcadas pela continuidade do calor e umidade. Durante a tarde, o aquecimento da superfície intensificará as instabilidades, provocando pancadas de chuva isoladas acompanhadas de trovoadas. Segundo o Simepar, essas precipitações podem ser localmente intensas.
Tempestades previstas para quinta-feira
Na quinta-feira, 2, a formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Nordeste da Argentina aumentará as instabilidades atmosféricas sobre o Paraná. De acordo com o Simepar, a previsão é de tempestades, inicialmente no setor centro-oeste do estado, com avanço gradual para as demais regiões ao longo do dia.
Com o avanço de um sistema frontal pelo Atlântico em direção ao Sudeste do Brasil, o Paraná continuará sob instabilidade na sexta-feira, 3. Os maiores volumes de chuva devem se concentrar no norte do estado, mas outras regiões ainda poderão registrar pancadas isoladas à tarde, acompanhadas de trovoadas e calor abafado.
No sábado, 4, as áreas leste e norte do Paraná serão as mais afetadas pela instabilidade, com previsão de chuva ao longo do dia. No entanto, o centro-oeste do estado deve registrar maior estabilidade. Já no domingo (5), as condições tendem a ser mais estáveis em grande parte do estado, exceto no setor leste, que poderá apresentar maior nebulosidade e pancadas de chuva ocasionais devido à influência de uma massa de ar oceânica.
Semana começa com estabilidade parcial
A segunda-feira, 6, deve repetir o padrão climático de domingo, com estabilidade predominando nas regiões paranaenses, salvo no setor leste, que ainda poderá registrar maior nebulosidade e chuva ocasional. Apesar disso, o Simepar alerta que as instabilidades típicas da estação voltarão a ganhar força ao longo da semana, especialmente durante as tardes, com potencial para pancadas de chuva intensas.