Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Temporal atinge 27 municípios da região e deixa centenas de famílias em situação de emergência


Por Thiago Danezi Publicado 03/11/2025 às 18h42
Ouvir: 00:00

O temporal que atingiu o Paraná no fim de semana continua causando impactos em diversas cidades da região noroeste e centro-oeste. Nesta segunda-feira, 3, prefeituras seguem contabilizando os prejuízos e prestando atendimento às famílias afetadas.

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira, 27 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas, ventos e queda de granizo. Ao todo, 8.294 pessoas foram afetadas, sendo 1.526 desalojadas e 60 desabrigadas. O relatório também aponta 4.691 casas danificadas.

LEIA TAMBÉM: Prefeituras da região contabilizam prejuízos e preparam decretos de calamidade

A cidade de Rolândia decretou situação de emergência. Além disso, Marialva declarou calamidade pública no distrito de São Miguel do Cambuí, uma das áreas mais atingidas, onde telhados de casas e escolas foram perfurados pelo granizo.

WhatsApp Image 2025-11-03 at 18.40.45
Foto: Reprodução

Em Santa Fé, o município também decretou estado de calamidade pública após danos severos em propriedades rurais e urbanas, queda de postes, árvores e interrupção no abastecimento de energia e água. O decreto cita a destruição de estruturas elétricas, prejuízos a imóveis e dificuldades de resposta por falta de estrutura local.

Impacto regional

Além de Marialva e Santa Fé, outras cidades seguem em avaliação e atendimento emergencial, incluindo Astorga, Campo Mourão, Mandaguaçu, Barbosa Ferraz, Jandaia do Sul, Cianorte e Mandaguari. Em Mandaguaçu, cerca de 20 casas estão sob risco e passando por inspeção da Defesa Civil. O município também vai decretar situação de emergência.

A força do temporal foi tamanha que, segundo o Simepar, cidades como Campo Mourão, Cianorte e Santa Helena já ultrapassaram, em apenas dois dias, o volume médio de chuva esperado para todo o mês de novembro.

As rajadas de vento chegaram a 95,5 km/h em Cornélio Procópio, e houve registro de granizo em diversas cidades.

Cidades afetadas

Astorga
Barbosa Ferraz
Bom Sucesso
Cambira
Campo Mourão
Engenheiro Beltrão
Entre Rios do Oeste
Fênix
Jandaia do Sul
Kaloré
Leópolis
Lobato
Mandaguaçu
Marialva
Miraselva
Nova Aurora
Ouro Verde do Oeste
Peabiru
Pitangueiras
Planalto
Quarto Centenário
Quinta do Sol
Ribeirão Claro
Rolândia
Santa Fé
Santa Helena
São João do Ivaí

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação