Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Uma viagem às profundezas de Curitiba, a cidade ecológica em constante crescimento no Brasil


Por Redação GMC Online Publicado 27/12/2022 às 09h08
Ouvir: 00:00

O turismo é um dos principais geradores de emprego e um dos pilares das grandes cidades. E enquanto São Paulo e Rio de Janeiro tradicionalmente ganharam a atenção do turismo internacional, pouco a pouco surgiu no sul do país uma cidade que, baseada em ideias sustentáveis, se transformou em uma cidade com muito a oferecer.

Esta é Curitiba, a cidade ecológica com o maior PIB do sul do Brasil, onde vários gigantes como Renault, Nissan e Volvo decidiram impulsionar seus negócios através da abertura de fábricas. Curitiba não é apenas um polo econômico e industrial, mas é também uma opção para aqueles que buscam uma escapada de alguns dias para o coração da natureza e, por isso, procuram por um hotel em Curitiba.

A seguir, descobrimos um pouco mais sobre o “lugar onde existem pinheiros”, de acordo com a etimologia do nome Curitiba. Faça as suas malas!

O que fazer em Curitiba

Considerando que é uma cidade com predominância da natureza e onde a filosofia de cuidar dela é uma premissa, estas são algumas das coisas que podem ser feitas na cidade. Em resumo, é uma cidade perfeita para quem gosta de cultura, da arte e da natureza e como acontece com outros pontos de interesse é sempre aconselhável reservar com bastante antecedência um hotel em Curitiba, considerando a alta demanda desta cidade brasileira. Aqui estão algumas coisas a fazer em Curitiba:

  1. Visitar o Jardim Botânico: 

Este jardim é um dos maiores da América do Sul e tem mais de 7.000 espécies de plantas. Há também uma seção de cactos e uma área de orquídeas. É um lugar perfeito para relaxar e desfrutar da natureza.

Jardim Botânico. Foto: Divulgação

Este jardim está localizado no centro da cidade e isto não é apenas um capricho, mas sua localização foi especialmente projetada para atuar como um espaço natural de respiração para a cidade. Muitos turistas e moradores locais vêm aqui para respirar o ar fresco dentro dos quase 500 metros quadrados onde a vegetação é abundante. Seu design é inspirado nos jardins franceses com a estufa Art Nouveau.

  1. Conheça a cidade de ônibus: 

Curitiba tem um sistema de ônibus chamado “Bonde” que permite aos turistas conhecer a cidade de forma fácil e confortável. O ônibus passa pelos principais pontos turísticos da cidade e tem um preço muito acessível. 

Este ônibus permitirá que você visite os pontos mais destacados da cidade de forma rápida para que possa voltar mais uma vez depois para conhecer mais detalhes sem que o tempo seja um impedimento.

  1. Ir para o Mercado Municipal: 

Este mercado é um dos maiores da América do Sul e tem uma grande variedade de produtos frescos, tais como frutas, vegetais, carnes e peixes. Há também uma seção de fast food e restaurantes onde você pode experimentar pratos típicos regionais.

Além disso, você pode ir à Feira do Lago da Ordem onde há centenas de barracas de artesanato com lembranças para todos os gostos e bolsos. Há também lojas de roupas, produtos chineses, bares e restaurantes para se divertir à vontade.

  1. Passear pelo Parque Tanguá: 

Este parque é um dos maiores da cidade e possui playgrounds, trilhas para caminhadas e uma área para piquenique. Há também uma pequena praia artificial onde você pode nadar e praticar esportes aquáticos, portanto você não terá motivos para ficar com saudade das praias do Rio de Janeiro, pelo menos por alguns dias.

  1. Visitar o Museu Oscar Niemeyer: 

Este museu é uma obra-prima do famoso arquiteto Oscar Niemeyer e conta com uma coleção de arte contemporânea e exposições temporárias. É um lugar ideal para aqueles que gostam de arte e arquitetura. O Museu do Holocausto é um lugar para refletir sobre essa tragédia, com fortes testemunhos e terríveis e tristes histórias de sobreviventes.

Foto: Roberto Dziura/AEN
  1. Ir ao Parque Barigui: 

Este parque é um dos mais populares da cidade e tem um lago artificial onde se pode praticar esportes aquáticos, trilhas para caminhadas e um zoológico com animais da região. É um lugar perfeito para passar um dia com a família.

Foto: Divulgação
  1. Visitar o Mercado da Montanha: 

Este mercado é um lugar ideal para degustar os pratos típicos da região e para comprar artesanato e lembranças. Há também uma seção com música ao vivo e danças típicas.

  1. Bairro de Santa Felicidade: 

Este é um dos bairros gastronômicos mais destacados de Curitiba. No entanto ele não é famoso apenas por sua comida italiana, mas também porque ele oferece ruas de estilo colonial, vinhos de primeira classe, artesanato e a feira da uva, onde você verá diferentes tipos dessa fruta e poderá até mesmo ver como é feito o típico vinho “patero”.

  1. Memorial de Segurança do Transporte: 

Além da filosofia ecológica que caracteriza Curitiba, há também um lugar para a conscientização na cidade. E o museu dos transportes é um claro exemplo disso com todos os tipos de modelos, trabalhos relacionados a acidentes de trânsito, apresentações didáticas adequadas para crianças e simuladores de colisões que convidam à reflexão e promovem a educação para a segurança rodoviária.

  1. Ópera de Arame: 

Este é um espaço onde todos os tipos de shows musicais são normalmente oferecidos com bandas de rock e festivais que reúnem grandes artistas nacionais e internacionais. O destaque deste ponto turístico é que se trata de um moderno auditório construído no meio da selva, com um lago interno e um restaurante.

Foto: Divulgação

Você já tem à sua disposição as melhores opções para que ficar entediado em Curitiba nunca seja uma opção. Lembre-se que esta é uma cidade em pleno crescimento onde o cuidado com a natureza é um dos pilares que a transformaram em uma das cidades com maior crescimento do sul do Brasil.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação