Usina entre Paraná e SP abre vertedouros do Rio Paranapanema e emite alerta para cidades do entorno; vídeo

A Usina Hidrelétrica de Rosana iniciou, na manhã desta quarta-feira, 28, a abertura gradual dos vertedouros como parte de uma operação controlada para a transposição de uma ilha de vegetação localizada à montante da barragem. As manobras começaram por volta das 6h30, com vazão reduzida e monitoramento contínuo, sem registro de alterações significativas no nível do Rio Paranapanema, que faz divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, na região de Diamante do Norte.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
De acordo com a Prefeitura de Rosana, os trabalhos tiveram início ainda mais cedo, às 5h30, com o deslocamento da ilha de vegetação para a área próxima aos vertedouros. Na sequência, dois vertedouros foram abertos em vazão mínima, e a operação foi concluída por volta das 10h.
- LEIA TAMBÉM: Prefeitura anuncia novos editais de concurso público com 89 vagas e salário de até R$ 10,8 mil
Durante todo o procedimento, equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanharam a ação, posicionadas em pontos estratégicos para garantir a segurança da população e o monitoramento das margens do rio. Segundo os órgãos, a operação ocorreu de forma segura, sem intercorrências.
Em nota, a Comunicação da CTG, empresa responsável pela operação da UHE Rosana, informou que a abertura das comportas faz parte de uma medida operacional padrão, realizada para viabilizar a transposição da ilha de vegetação. A empresa destacou ainda que as Defesas Civis de Rosana e de Diamante do Norte foram informadas previamente e que o procedimento, aprovado pelo órgão regulador, seguiu rigorosamente todos os protocolos de segurança à jusante da usina.
