Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de julho de 2024

Vacas são encontradas mortas em praia no Litoral do Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 07/12/2022 às 08h47
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guaratuba, município localizado no Litoral do Paraná, foram acionadas para retirar três vacas que foram encontradas mortas em uma praia da cidade, no último domingo, 4. As informações são do TN Online.

Conforme o órgão, os animais foram parar no local devido às enchentes que atingiram a região nos últimos dias. Os mamíferos foram enterrados logo depois. 

Há uma semana, as cidades de Guaratuba e Morretes amanheceram alagadas após fortes chuvas na região. O nível do Rio Cubatão, em Guaratuba, subiu e encobriu a ponte que dá acesso a bairros e à área rural.

O volume acumulado de chuvas na última semana chegou a ultrapassar o dobro da média histórica para novembro na maioria dos pontos de medição do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba, segundo registro feito pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Na estação meteorológica Vossoroca, em Tijucas do Sul, a mais próxima do km 669 da BR-376, onde ocorreu o deslizamento de terra, foram 326 mm (milímetros) acumulados, enquanto que a média para o mês passado todo é de 126 mm. Só na segunda-feira, 28, choveu 185,4 mm. Foi o maior acumulado em um único dia de novembro entre as medições de todas as estações que registram o índice pluviométrico no Estado.

Mais estações registraram chuvas além do normal para o período. Em Antonina choveu 324,4 mm nesse período, sendo quase 235 mm entre segunda, 28, e terça, 29. A média esperada para todo o mês de novembro era de 221,4 mm. Em Morretes, onde foram registrados vários pontos de alagamento, inclusive com deslizamento na Estrada da Graciosa, o acumulado da semana chegou a 290 mm.

O quarto maior acumulado do Estado foi em Guaraqueçaba, com 282,8 mm. O município já registrava 105 mm acumulados entre sábado, 26, e domingo, 27, e houve um pico de 92 mm na segunda-feira. A estação de Paranaguá registrou 200,8 mm frente à média de 119 mm do mês todo. Já Guaratuba registrou 159,8 mm em uma semana, frente à média histórica de 215,9 mm (mês fechado).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação