
Um vídeo que circula nas redes sociais flagrou uma prática extremamente perigosa na rodovia PR-546, no trecho entre os municípios de Floresta e Itambé, na região de Maringá. As imagens mostram jovens se segurando na traseira de um veículo em movimento, ação conhecida como “rabeira”.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A prática, também chamada de “carona ilegal”, ocorre quando ciclistas ou pedestres se agarram a veículos para serem puxados e ganhar velocidade. Apesar de não haver uma tipificação específica no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a conduta, o ato é considerado ilegal e pode resultar em punições.
No caso de ciclistas, a situação pode ser enquadrada no artigo 255 do CTB, que trata da condução de bicicleta de forma inadequada ou agressiva, em desacordo com as normas de circulação. A infração é classificada como média e prevê, como medida administrativa, a remoção da bicicleta mediante recibo, além da aplicação de multa.
Já o motorista do veículo pode ser responsabilizado com base no artigo 230 do CTB, que dispõe sobre infrações relacionadas a reboque irregular, não autorizado ou impróprio. Nesse caso, a infração é considerada grave.