Pescador que encontrou 3 sucuris e 3 onças-pintadas em Porto Rico dá detalhes dos ‘flagrantes’


Por Monique Manganaro

O que seria mais uma pescaria entre colegas ficou marcado para o morador de Porto Rico Beto Gaspar, de 38 anos, como um episódio que dificilmente será esquecido. Em poucas horas, o arquiteto, de 38 anos, e o guia de pesca Silvio Rezende conseguiram encontrar três cobras sucuris e três onças-pintadas nadando no Rio Paraná (assista aos vídeos abaixo). 

Os “flagrantes” foram feitos pela dupla enquanto os dois pescavam nesta terça-feira, 28. As três onças atravessavam o rio a nado quando foram filmadas pelos pescadores. Já as sucuris foram encontradas em meio a galhos e aguapés na margem do rio. 

Todos os animais foram vistos em uma ilha do município localizada próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul, de acordo com Gaspar. “[As cobras] estavam a uma distância de, mais ou menos, 50 metros de uma para outra, o que leva a crer que elas fazem daquela ilha morada. Com certeza deve ter até mais, porque se em um dia qualquer encontramos três”, comentou o pescador em entrevista ao GMC Online.

Por terem sido encontros completamente inesperados, o arquiteto relembrou que a principal preocupação dele e do colega foi manter distância, tanto das sucuris quanto das onças, para não interferir no habitat dos animais. 

“Quando ele [Silvio Rezende] ligou a lancha e foi atrás das onças, que já estavam próximas do barco, ele conseguiu manter uma distância de uns 15 metros e, o mais importante, sempre de costas para ela, porque se a gente fosse de frente, possivelmente elas iriam se assustar e voltar para o barranco do Mato Grosso [do Sul]. A gente não sabe nem se elas teriam forças para voltar, porque a distância entre aquela ilha e o Mato Grosso do Sul era de uns três mil metros. Possivelmente, se elas assustassem e voltassem, poderiam morrer afogadas”, explicou. 

Gaspar, apesar do contato constante com a natureza durante as pescarias, disse nunca ter visto animais como esses tão próximos e totalmente livres no meio ambiente. “Para mim, foi muito bacana, porque além de ser muito raro você ver esses animais na natureza, leva a crer que eles estão procriando. As onças nós vimos três, o que leva a entender que seria uma mãe com dois filhotes. Eu, como morador de Porto Rico, fico muito feliz em saber que a nossa fauna está indo bem, isso é muito importante para a região e para a cidade”, afirmou. 

Os flagrantes

A “visita” inesperada das onças aos pescadores aconteceu durante uma pescaria no Rio Paraná. De acordo com Beto Gaspar, a dupla estava pescando quando viu que três onças se aproximavam do barco. “A gente teve até que tirar o barco, sair um pouco de lado, para as onças passarem. Foi muito bacana. Obviamente ficamos em uma distância de uns 15 metros, porque nós estamos invadindo o habitat delas, e para manter a segurança, mas deu para ver elas, foi muito legal”, relatou Gaspar. 

O encontro dos pescadores com os felinos aconteceu momentos depois de os dois flagrarem outros animais silvestres em Porto Rico. A dupla também encontrou três sucuris às margens do Rio Paraná no mesmo dia. 

“Hoje ganhei um presente do papai do céu. Tive o privilégio de filmar três sucuris e três onças pintadas no mesmo dia, aqui no Rio Paraná, na cidade de Porto Rico, lugar onde eu moro e amo! Coisa para se ver uma vez na vida, cena extremamente rara”, declarou Gaspar ao compartilhar as imagens nas redes sociais. 

Ainda segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Porto Rico, relatos do aparecimento de animais como onças-pintadas e sucuris são comuns na cidade. 

Sair da versão mobile