Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de janeiro de 2026

Pia batismal de bronze é furtada de paróquia em Campinas: ‘Objeto de profundo valor religioso’


Por Agência Estado Publicado 09/01/2026 às 15h43
Ouvir: 00:00

Uma pia batismal de bronze foi furtada da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Campinas, no interior de São Paulo. O sumiço do objeto religioso foi divulgado nesta quinta-feira, 8.

A paróquia informou o furto em suas redes sociais e pediu informações que levem à localização do bem, “objeto consagrado e de profundo valor religioso e simbólico para a fé católica”, segundo a publicação.

Foi registrado boletim de ocorrência no dia 2 de janeiro e a Polícia Civil investiga o caso.

Segundo o registro policial, o furto ocorreu entre os dias 29 e 30 de dezembro. Na postagem, a paróquia pede ajuda à comunidade para obter de volta a pia. “Pedimos com responsabilidade e serenidade que qualquer informação que possa conduzir à sua localização seja comunicada. Contamos com a colaboração da comunidade e reforçamos nosso apelo ao respeito pelos espaços sagrados e pelos sinais da fé que pertencem a todos.”

A paróquia fica no Jardim Chapadão, em Campinas. A pia batismal, composta de pedestal, bacia e jarra, foi confeccionada artesanalmente em bronze. Conforme a coordenação de segurança patrimonial da paróquia, a peça religiosa foi utilizada pela última vez na celebração do Natal, no dia 25 de dezembro. Depois da cerimônia, ela foi levada para a sacristia, onde ficam outros objetos litúrgicos. O furto foi descoberto por auxiliares da paróquia.

O caso, registrado como furto, é investigado pela equipe do 3º Distrito Policial de Campinas.

A pia batismal é um recipiente usado pela Igreja Católica para reservar a água benta e consagrada destinada à ministração do sacramento do batismo. A criança ou pessoa a ser batizada é imersa ou banhada com essa água, representando sua purificação e renascimento espiritual. São feitas, geralmente, de pedra ou mármore, sendo menos comuns as de madeira e metal.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cabo da PM desaparece e carro é encontrado carbonizado na Grande SP; três suspeitos são presos


Um cabo da Polícia Militar desapareceu na noite de quarta-feira, 7, na zona sul de São Paulo. O carro do…


Um cabo da Polícia Militar desapareceu na noite de quarta-feira, 7, na zona sul de São Paulo. O carro do…

Geral

Ministério da Saúde anuncia doação de medicamentos e insumos para a Venezuela


O Ministério da Saúde afirmou que enviará 40 toneladas de medicamentos e outros insumos para a Venezuela nesta sexta-feira, 9….


O Ministério da Saúde afirmou que enviará 40 toneladas de medicamentos e outros insumos para a Venezuela nesta sexta-feira, 9….