A falta de chuva está secando os poços artesianos de Marialva, cidade da região metropolitana de Maringá, e o Município deve adotar um sistema de racionamento de água ainda esta semana. A Prefeitura de Marialva está preparando um decreto que deve ser publicado nesta quarta-feira, 18. O documento vai determinar o racionamento de domingo a sexta-feira em todos os bairros da cidade, das 13h às 19h.
- Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp
Segundo o superintendente do Serviço de Água e Esgoto de Marialva (Saema), João Vitor Pimentel, desde o último fim de semana dois bairros estão sendo abastecidos com a ajuda de caminhão pipa. São os bairros Jardim Itália e Shenandoa, que são abastecidos por poços artesianos que secaram.
“Já foi editado o decreto e o prefeito já pediu para entrar na publicação de hoje ainda para iniciar o racionamento amanhã a partir das 13h. Essa medida foi tomada porque nossas duas minas de captação de água secaram. A mina um secou e a mina dois está praticamente seca. Se não fizer o racionamento não terá água o suficiente para a população”, disse João Vitor Pimentel.
Em Marialva são 35 poços semi artesianos e duas minas naturais, mas o volume de água captado pelos poços caiu pela metade. Das duas minas, uma secou e a outra está secando, segundo a Saema.
Para tentar reduzir ainda mais a consciência dos moradores, um projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Marialva prevê multa de R$ 68 para quem desperdiçar água na cidade. O valor da multa dobra para quem for reincidente. O projeto foi sancionado pelo prefeito de Marialva e deve ser publicado ainda nesta quarta.