
Conselheiros chegaram para trabalhar na manhã desta quarta-feira, 5, no Conselho Tutelar Zona Norte e se depararam com o local arrombado e com a falta dos equipamentos eletrônicos.
O local, que fica na Rua Bernardino de Campos, em Maringá foi invadido e computadores e televisores foram furtados. O Conselho registrou boletim de ocorrência. Ainda não é possível afirmar se uma ou mais pessoas invadiram o local para furtar os equipamentos.
De acordo com a conselheira Lia Chicoski, a janela da sala foi quebrada com um macaco hidráulico. A equipe ainda está contabilizando o prejuízo, mas a princípio sete computadores foram furtados.
“Nós chegamos às 07h aqui no conselho e abrimos a porta da secretária, e a grade da janela estava aberta com um macaco hidráulico, por onde eles entraram e levaram todos os computadores, monitores, TVs, que estavam aqui no conselho. Pelo que conseguimos olhar agora, foram 7 computadores, os monitores e a TV. Já fizemos boletim de ocorrência”, relata a conselheira.
Segundo a conselheira, apesar do transtorno, a maior preocupação são os arquivos de trabalho. Os casos atendidos pelo conselho são de crianças e adolescentes.
“Agora a gente está tentando ver com a prefeitura para tentar recuperar os arquivos, para ver se pelo menos conseguimos os dados, para trabalhar. O problema não é o material, é o arquivo que a gente tem e o trabalho que a gente tem. São dados pessoais, informações importantes que temos nos computadores e a gente não vai conseguir ter uma agilidade e com certeza vai acarretar problemas e mais violência para quem já está sofrendo […]”, afirma.
A conselheira diz que não há segurança no local.
“Nós não temos segurança nenhuma aqui, o que temos é uma câmera, não tem nada que podemos mostrar ou provar de segurança. Nem travas nas portas a gente tem. Isso [medidas de segurança] já foi pedido várias vezes”, conclui.
Este é o segundo furto a conselho tutelar de Maringá em menos de uma semana. O Conselho Tutelar Zona Sul foi invadido na semana passada onde foram roubados computadores e passes do transporte coletivo.
A Polícia Civil deve iniciar investigação sobre o furto.
A prefeitura se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:
“A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e Adolescente, informa que foi registrado furto na sede do Conselho Tutelar Zona Norte na madrugada desta quarta-feira, 5. O município registrou boletim de ocorrências e realiza levantamento para identificar os itens que foram furtados. As fichas de atendimento estão salvas no servidor do município e, dessa forma, nenhum dado foi perdido. O atendimento no local está suspenso enquanto estiver interditado para investigação, mas o serviço segue funcionando normalmente pelo telefone do plantão: (44) 99102-5875. A Prefeitura reforça que a Guarda Municipal realiza patrulhamento constante na região, intensificado no período noturno e aos fins de semana. Além disso, o município prevê a contratação de empresa especializada em segurança patrimonial para reforçar o monitoramento do local e a compra de dispositivos de segurança.”
Colaboração Portal GMC Online e Sindifisco Nacional.
Leia outras notícias no GMC Online.
Atualizado às 13:37h para acréscimo de informação.