A Polícia Civil, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Maringá deflagrou, ainda na madrugada desta terça-feira, 5, a Operação Retomada, onde 70 policiais estão nas ruas das cidades de Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Rosana (SP) e Rio de Janeiro (RJ), para o cumprimento de 25 medidas cautelares, divididas em 16 mandados de busca e apreensão e nove de prisões preventivas.
As investigações da Denarc foram iniciadas em fevereiro deste ano, durante a Operação Verão Maior, em Porto Rico. Na ocasião, foi apurado que moradores e turistas deslocavam-se até a cidade de Santa Cruz do Monte Castelo para adquirir drogas de um traficante daquela cidade.
A partir da identificação do primeiro traficante, descobriu-se que ele integrava uma associação criminosa comandada por um indivíduo morador da cidade de Santa Cruz do Monte Castelo, que encontrava-se preso no estado do Rio de Janeiro por tráfico de drogas.
As investigações descobriram que associação criminosa também tinha integrantes na cidade de Santa Isabel do Ivaí e abastecia traficantes de diversas outras cidades, dentre elas de outro estado, como no caso da cidade de Rosana, interior de São Paulo.
Até o momento, oito pessoas foram presas durante a Operação Retomada.