Entenda como agem os golpistas que usam o nome do Portal GMC Online e saiba como se proteger

Há pelo menos cinco meses golpistas tem usando o nome do Portal GMC Online para aplicar golpes. Nesta terça-feira, 18, uma repórter do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), recebeu uma ligação e entendeu como os criminosos têm agido. Há poucas semanas outro jornalista da empresa já havia sido contactado.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
“A ligação foi por volta das 11h da manhã, veio de um número desconhecido e DDD 11. Um homem se apresentou como membro do GMC e informou que eu havia ganho R$ 1 mil em um sorteio de uma suposta promoção chamada ‘Giro da Sorte’ realizado entre os participantes dos grupos de What’s App do Portal”, diz.
Para entender o objetivo e os próximos passos do golpe, a jornalista fingiu comemorar o prêmio e perguntou o que precisaria ser feito para receber o valor. O golpista então informou que era preciso apenas enviar a chave pix e um vídeo de agradecimento que seria postado nas redes sociais.
Em seguida, o golpista informa que vai solicitar que um representante das Loterias Caixa entre na chamada apenas para validar a premiação, uma vez que, segundo a narrativa do golpe, o prêmio seria pago pela Loteria Federal.
O Portal GMC Online informa que não entra em contato com usuários pelo WhatsApp para solicitar informações pessoais, dados bancários ou qualquer valor em dinheiro. Além disso, o site não realiza sorteios e não pede cadastro para participação em promoções.
Ao enviar a chave pix para terceiros, a pessoa expõe seu nome completo, instituição financeira e outros dados cadastrados como chave que pode ser o CPF, um e-mail ou número de telefone. Além disso, ao enviar foto e vídeo ou ainda participar de chamada de vídeo, a vítima pode facilitar o acesso dos criminosos a contas pessoais que exijam reconhecimento facial.
Em entrevista ao GMC Online em outubro de 2025, o delegado Fernando Garbelini afirmou que em dez meses foram registrados em toda a cidade quase 5,2 mil boletins de ocorrência sobre golpes de estelionato. “O mais comum é Maringá é justamente o golpe do falso perfil de What’s App”, diz.
Ainda segundo o delegado, apesar de comuns os crimes desta natureza são de difícil solução, por isso, é importante ficar atento para não ser mais uma vítima.
Saiba como se proteger caso receba uma ligação em nome do GMC Online:
- Não forneça dados pessoais, dinheiro e nem compartilhe informações bancárias;
- Bloqueie imediatamente o número suspeito;
- Denuncie a conta diretamente no WhatsApp;
- Encaminhe o número utilizado pelos golpistas para o contato oficial do GMC Online (44 9 9923-0395) para que o contato possa ser bloqueado e denunciado.
Os grupos de WhatsApp do Portal são usados apenas para o envio de conteúdo. O número oficial é o (44) 9 9923-0395 e é exclusivo para o recebimento de informações e sugestões de pauta enviadas pelos leitores.
