O Gaeco de Maringá cumpriu nove mandados de prisão nesta quarta-feira, 3, durante a Operação Cumpra-se, contra homens e mulheres condenados em definitivo por crimes graves e que estavam foragidos da Justiça. As prisões ocorreram em Ponta Grossa, Mandaguaçu, Nova Esperança, São João do Caiuá, Sarandi e Maringá.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Os alvos haviam recebido decisão final no processo penal, sem possibilidade de recurso, e fugiram após a condenação. Em um dos casos, o sentenciado estava foragido há sete anos.
Do total de presos, três foram condenados por homicídio, dois por estupro de vulnerável, dois por tráfico e associação ao tráfico de drogas e dois por tráfico de drogas. Em Nova Esperança, uma das sentenciadas tentou se esconder dentro de um guarda-roupa, mas foi localizada e detida.
Os mandados foram expedidos por juízes diversos, com execução acompanhada pela Vara de Execuções Penais, Medidas Alternativas e Corregedoria dos Presídios da Região Metropolitana de Maringá. A ação contou com apoio da Polícia Militar do Paraná, inclusive da Tropa de Choque.
Segundo o promotor de Justiça Marcelo Alessandro Gobbato, a maioria dos mandados estava pendente há vários anos, sendo que cinco aguardavam cumprimento há mais de quatro anos. Ele destacou que a operação busca garantir efetividade às condenações. “Não basta a sentença. É preciso que o autor do crime cumpra a pena, como resposta às vítimas e à sociedade”, afirmou.