Golpe do anúncio de ofertas falsas no Instagram já fez mais de 110 vítimas em Maringá em 2022; saiba como se proteger


Por Evandro Mandadori
Foto: Reprodução

Os criminosos inventaram uma nova modalidade para aplicar golpe, dessa vez pelos stories do Instagram. Tudo começa com a conta sendo hackeada, por meio de algum link que o usuário acessa ou com a invasão do golpista por um meio ilegal.

Segundos depois, começa o tormento para o dono do perfil: uma “enxurrada” de anúncios vendendo móveis, celulares e outros produtos são publicado nos stories, sempre acompanhados de uma desculpa para justificar o preço mais acessível.

“Estou postando porque vou me mudar e preciso desfazer urgente”, ou “estou separando do meu marido e faço um preço bom à vista” são algumas das justificativas mais usadas pelos hackers.

Os seguidores de quem teve a conta invadida são convencidos e acabam comprando sem ver o produto e sem falar com o verdadeiro dono da perfil, muitas vezes atraídos pelo preço. O pagamento é sempre acertado via PIX e forçado pelos criminosos para que seja na hora. O dinheiro vai direto para os bandidos e obviamente o comprador não recebe o produto.

Número de vítimas é alto

O número de pessoas lesadas em Maringá é impressionante. De acordo com a Delegacia que investiga os crimes de estelionatos, foram 116 boletins de ocorrências registrados somente no mês de janeiro de 2022 – o úmero inclui pessoas que tiveram contas hackeadas e também aqueles que pagaram pelo produto, mas nunca o receberam..

A educadora física Rafaela Monteiro é uma das vítimas. O perfil dela no Instagram que era usado para o trabalho foi invadido e a conta ela não conseguiu recuperar.

“Meus amigos começaram a me ligar e tirar prints das coisas que eles estavam postando no meu stories. Colocaram vendendo móveis, eletrodomésticos, eletrônicos. E além de tudo, ainda pegavam fotos minhas que estavam arquivas e também postavam como se fosse eu”.

Rafaela Monteiro, vítima do golpe
Foto: Divulgação/ Instagram

Dicas para não ser uma vítima do golpe no Instagram

O delegado Fernando Garbelini, responsável pela delegacia de estelionatos dá orientações para evitar golpes como esse. Ele ressalta que é importante ativar os dispositivos de segurança da conta. “Colocar a verificação em duas etapas que também está disponível no Instagram, não clicar em links suspeitos, trocar a senha com frequência e jamais usar a mesma senha para todas as redes sociais, essas ações ajudam a prevenir os golpistas”.

Até o momento, Rafaela tem conhecimento que duas pessoas acabaram “comprando” o que era vendido no falso anúncio. “Eu ainda tive que fazer uma nova conta, pois o suporte do Instagram infelizmente não conseguiu me ajudar”, afirmou Rafaela.

Imagem que golpistas postam no Instagram
Sair da versão mobile