Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Maringá: PF cumpre mandados contra quadrilha suspeita de tráfico de armas e drogas


Por Monique Manganaro Publicado 12/08/2021 às 12h15 Atualizado 20/10/2022 às 14h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira, 12, dezenas de mandados judiciais dentro da Operação Expresso 80, que investiga uma organização criminosa suspeita de envolvimento com o tráfico internacional de armas e drogas. Os 92 mandados são cumpridos em Maringá e em mais nove cidades de cinco estados diferentes. 

A investigação do grupo criminoso começou em maio do ano passado, quando um ônibus carregado com quase duas toneladas de maconha e dois fuzis foi apreendido em Ponta Grossa. Desde então, durante o trabalho da Polícia Federal, novas cargas de drogas e diversas armas de fogo trazidas do Paraguai, além de veículos e outros bens, foram localizados pelos policiais. 

Segundo a PF, a Operação Expresso 80 tem, no total, 23 mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 32 de busca e apreensão, 29 de sequestro de bens e bloqueio de valores, além de sete mandados de suspensão de atividade comercial e lacração de estabelecimento para cumprir. Todos foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Ponta Grossa. 

De acordo com a investigação, os suspeitos utilizavam empresas de locação de veículos e de transporte rodoviário de passageiros para transportar drogas e armas para diversos locais no Brasil. O material, geralmente, era armazenado em fundos falsos dos veículos das empresas que pertenciam ao líder da organização investigada. 

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal percorre endereços em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Há mandados sendo cumpridos, além de Maringá, em Medianeira, Erechim, Juiz de Fora, Diadema, São Paulo, Balneário Camboriú, Joaçaba, Curitiba e Foz do Iguaçu.

Ainda conforme a PF, o nome da operação remete aos fuzis apreendidos, que eram montados com 80% das peças compradas sem registro com o propósito de dificultar o rastreamento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…