Operação de combate ao contrabando de cigarros cumpre 27 mandados na região noroeste


Por Luciana Peña/CBN Maringá

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 20, a Operação Effusus para desarticular uma organização criminosa que importava e comercializava cigarros contrabandeados do Paraguai. A Corregedoria da Polícia Militar auxilia na ação, que mobiliza 100 policiais federais e militares.      

Foto: Polícia Federal

Estão sendo cumpridos 27 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama. São 20 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva nas cidades de Umuarama, Tamboara, Paranavaí, Diamante do Norte e Cruzeiro do Oeste. Foram sete meses de investigação.

Segundo a Polícia Federal, o comando da organização criminosa tinha como base a cidade de Umuarama. O grupo trazia o cigarro do Paraguai e armazenava a mercadoria em galpões espalhados pela cidade. Destes galpões, o cigarro era enviado para grandes centros do país.

Os policiais descobriram também um braço financeiro da organização criminosa que contava com empresas de fachada que serviam para lavagem de dinheiro e para registro e transferência de veículos utilizados no transporte de cigarros.

As investigações apontaram ainda que o grupo criminoso mantinha um esquema de pagamento de propina a agentes públicos em pelo menos três postos da Polícia Rodoviária Estadual, por isso a participação da Corregedoria de Polícia Militar na operação.

A Justiça também determinou o sequestro de bens móveis e imóveis de dez investigados e o bloqueio de contas em nome de pessoas físicas e jurídicas. Os envolvidos ostentavam um alto padrão de vida.

Eles deverão responder pela prática de contrabando, comércio, depósito e transporte de cigarros contrabandeados, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas ultrapassam 23 anos de prisão.

Veja outras matérias na CBN Maringá.

Sair da versão mobile