A Polícia Federal prendeu um homem suspeito de fazer apologia ao nazismo, comercializar materiais relacionados a essa ideologia e incitar o ódio nas redes sociais. A prisão ocorreu em Almirante Tamandaré, no Paraná, durante a deflagração da Operação Trilha do Ódio.
Durante a ação, foram apreendidos diversos materiais que incitam o ódio e a discriminação, como discos de National Socialist Black Metal (NSBM), bandeiras com suásticas e vestimentas de grupos neonazistas. O investigado utilizava suas redes sociais para vender esses itens e disseminar a ideologia nazista. Segundo a Polícia Federal, ele era um dos principais distribuidores desse tipo de conteúdo no Brasil.
As investigações tiveram início a partir da identificação de um perfil online que incitava o ódio contra a comunidade judaica. A apologia ao nazismo é considerada crime no Brasil, com pena de reclusão, conforme estabelece a Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou cor e prevê punição para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação.
Além dos discos e das bandeiras, foram apreendidos decalques para camisetas e outros materiais com símbolos nazistas. Todo o material será periciado com o objetivo de identificar a extensão da rede de distribuição e possíveis outros envolvidos.
As informações são do O Bemdito.