Pesca ilegal na região acaba em prisão, itens apreendidos e multas; veja detalhes
A Polícia Militar Ambiental prendeu um homem em flagrante por prática de pesca ilegal, e também apreendeu diversos materiais predatórios, durante a ‘Operação Protetor’ realizada na região dos rios Pirapó e Paranapanema. A ação teve como objetivo combater atividades ilegais durante o período de Piracema, quando é proibida a pesca para proteger a reprodução das espécies.
Na primeira operação, os agentes abordaram dois homens que estavam realizando pesca utilizando tarrafas e malhas, equipamentos considerados predatórios. Os infratores foram conduzidos à base “Guardiões da Fronteira”, em Itaguajé, onde os autos de infração ambiental foram registrados e um ofício foi enviado ao Ministério Público pedindo providências sobre o caso. Todo o material apreendido foi destruído.
Na sequência, a equipe seguiu para o rio Paranapanema, onde avistou um veículo estacionado nas proximidades da água. Ao realizar a vistoria no local, foi encontrado um suspeito praticando pesca subaquática com o uso de um arpão, o que também é proibido.
O indivíduo estava de posse de 17 peixes das espécies Tucunaré e Oscar. Diante da infração, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Colorado, onde foi preso em flagrante. Além da prisão, a Polícia Ambiental confiscou o arpão e o entregou às autoridades responsáveis pela investigação e decisão sobre as medidas legais a serem adotadas.
Resultado das ações da PM Ambiental mirando a pesca ilegal
- 1 homem preso;
- 2 ofícios ao Ministério Público;
- 6 Autos de Infração Ambiental no valor total de R$: 7.800,00
- 8 Kg de pescados apreendidos;
- 3 tarrafas, 3 metros de rede (malha 8 cm), 1 arpão, apreendidos.