Polícia Civil instaura inquérito para apurar possível tortura contra criança em creche de Sarandi


Por Iasmim Calixto
Foto: Polícia Civil de Sarandi/Divulgação

A Polícia Civil (PC) instaurou um inquérito policial para apurar um possível crime de tortura, praticado contra uma criança de dois anos de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Sarandi.

Segundo o delegado Adriano Garcia, conforme o que consta no inquérito elaborado pela PC, a vítima foi colocada dentro de um brinquedo de plástico. O brinquedo, que tem formato de um hipopótamo, tem proporções pequenas.

Ainda de acordo com o inquérito policial, a criança permaneceu dentro do brinquedo por cerca de cinco minutos e quando foi retirada do compartimento estava muito assustada, suando e chorando.

Foto: Polícia Civil de Sarandi/Divulgação

Em apuração do caso, a Polícia Civil entende que a prática confira crime de tortura e não apenas maus-tratos. O brinquedo que foi usado para colocar a criança foi apreendido e está na delegacia de Sarandi.

O delegado Adriano Garcia ainda informa que interrogará as autoras e que pedirá o afastamento das suspeitas de suas funções no CMEI. A Prefeitura de Sarandi também instaurou um processo administrativo contra as servidoras para investigar o caso.

Segundo o delegado, a Polícia Civil de Sarandi irá investigar se a prática, que pode ser análoga à tortura, foi configurada como castigo. “Uma das investigadas, segundo a testemunha delatora, […] estava sentada sobre a tampa impedindo a criança de abri-la”, afirmou o delegado em comunicado à imprensa.

A criança está passando por acompanhamento psicológico.

Sair da versão mobile