Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Polícia investiga furto de bicicleta no centro de Maringá e orienta ciclistas


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 23/05/2024 às 12h09
Ouvir: 00:00
image-80-1
Foto: Mariana Ferreira

O pátio da delegacia de Maringá está lotado de bicicletas recuperadas pela polícia, isso porque na cidade em que as ciclovias incentivam o uso da bike, os casos de furto aumentam.

Nesta semana, a funcionária de uma empresa no novo centro de Maringá teve a bicicleta furtada. Mariana Ferreira viu pelas imagens das câmeras de vigilância, como o ladrão agiu.

Ele chega segurando um pneu de bicicleta e em poucos segundos retira a bike de Mariana do bicicletário, coloca a roda que trouxe e sai pedalando.

“Eu deixo a bicicleta aqui todos os dias. Várias pessoas que trabalham aqui no prédio também deixam. E aparentemente ele já estava procurando uma bicicleta presa pelo pneu da frente que tivesse alguma trava. Com certeza é uma pessoa que entende muito de bicicleta, porque nem tremeu para fazer isso. Foi bem rápido, ele já chegou com outro pneu, só trocou o quadro e levou embora o quadro da minha bicicleta”, explica a vítima.

Mariana utilizava a bicicleta para ir e voltar do trabalho. Agora depende de ônibus.

“Ela é muito importante para mim, usava todo dia pra vir trabalhar. Agora eu estou tendo que tirar do bolso para vir pegar um ônibus. Porque eu não pegava o vale transporte, não tinha essa necessidade. Eu moro ali na zona 8, tem a ciclovia, é ótima pra vir, mas agora eu fiquei sem o meu meio de transporte”, conta Mariana.

Em abril, as polícias militar e civil prenderam um grupo criminoso que furtava bicicletas em Maringá e revendia em Londrina. Além do suspeito de furtar as bicicletas, foram presos dois receptadores. O delegado Laércio Fahur diz que o ladrão das bicicletas ainda está preso.

“Esse indivíduo está preso até hoje, porque cada bicicleta que ele furtou se representou por prisão preventiva e a justiça observando a quantidade de prisão preventiva referiu em alguns casos e ele está preso. Então mesmo sendo furto de bicicleta, ele está enquadrado em furto e associação criminosa”, explica o delegado.

Também recentemente a polícia prendeu um ladrão que furtou quatro bicicletas de uma só vez num condomínio.

“Esse também está preso, foi preso esses dias e está sendo investigado a sequência disso. Foram recuperadas algumas bicicletas também”, conclui o delegado Laércio Fahur.

A orientação é que o dono da bicicleta invista em travas de segurança e tenha sempre a nota fiscal. Quando uma bicicleta com trava é furtada, a legislação considera um furto qualificado e a pena é maior.

“Tem que ser trancada. Se for um tempo mais demorado deve ser trancada e ainda em uma haste, alguma coisa fixa para que ele não tire a bicicleta sem romper o cadeado dela”, reforça o delegado.

O caso de Mariana está sendo investigado pela Polícia Civil e as imagens vão ajudar na identificação do ladrão.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação