Polícia Militar apreende arsenal com 160 armas escondidas em caminhões
A Polícia Militar do Paraná apreendeu, na madrugada desta quinta-feira (19), 160 armas que estavam escondidas em dois caminhões. Os veículos transportavam arroz e as armas de origem paraguaia estavam em fundos falsos. Esta é a maior apreensão de armas já registrada em uma única ação no Paraná.
A Polícia Rodoviária Estadual fazia uma operação no posto de Iporã, noroeste do Paraná, na madrugada desta quinta-feira (19), quando abordou o primeiro caminhão carregado de arroz. Com auxílio de um cão farejador, em um fundo falso, foram encontradas 92 armas de fogo, sendo 68 pistolas, três fuzis e 21 espingardas calibre 12, além de acessórios e insumos para recarga.
Em um determinado momento, a polícia percebeu que o motorista estava em um comboio e, no município de Perobal, na PR-323, também no noroeste do estado, uma segunda abordagem foi realizada. Neste segundo caminhão estavam 68 armas, sendo 56 pistolas, sete fuzis, três espingardas e dois revólveres, também escondidas em um fundo falso no painel do veículo.
Outros três caminhões foram abordados, mas nada de ilícito foi encontrado. A ação teve o apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) que atua em uma área com 139 municípios da região.
Os motoristas dos veículos foram presos em flagrante. As armas, os veículos e os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal, em Guaíra.
No fim da manhã desta quinta-feira (19), uma coletiva foi realizada em Guaíra. Segundo as investigações, o destino das armas, de acordo com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, seria o Estado de São Paulo.
“Essa operação teve um impacto muito grande e a nível nacional”, disse o Secretário.
O Comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Sérgio Almir Teixeira, conta que os suspeitos seguiam em comboio com cerca de cinco caminhões.
“Dos quatro caminhões, dois portavam arma, e é importante destacar que eles dissimulam, na tentativa de nos enganar, colocando alguns caminhões para passar sem nada ilícito, mas mesmo assim conseguimos realizar o nosso trabalho”, contou o Comandante.
Esta, até o momento, é a maior apreensão de armamentos realizada pela Polícia Militar do Paraná.