14 de julho de 2025

Power Rangers, Chapolin e padre: policiais usam fantasias para prender ladrões em blocos


Por Agência Estado Publicado 02/03/2025 às 12h37
Ouvir: 02:30

Agentes da Polícia Civil de São Paulo têm empregado uma estratégia inusitada para atuar na segurança de blocos de carnaval na capital paulista. Os policiais têm se fantasiado de personagens como Power Rangers e Chapolin para se misturar aos foliões e identificar furtos de celular.

Neste sábado, 1°, policiais vestidos como Power Rangers prenderam um homem com sete celulares roubados. A operação foi realizada em um bloco perto do Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

image
Foto: Secretária de Segurança Pública SP/Divulgação

No dia 24, dois agentes disfarçados de Chapolin Colorado e de padre prenderam um homem suspeito de furtar celulares durante um bloco de pré-carnaval na região da Consolação, no centro da capital. Ele estava com seis aparelhos.

Mais cedo, no dia 18, dois Chapolins ajudaram a prender integrantes de uma quadrilha que furtava celulares durante as festas de carnaval de rua na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Os policiais identificaram uma mulher e três homens em busca de possíveis vítimas. Ao abordarem os suspeitos, a polícia identificou seis celulares, que foram apreendidos. Os quatro criminosos foram presos em flagrante pelos crimes de furto e associação criminosa.

image
Foto: Polícia Civil de São Paulo

Essas ações fazem parte de uma estratégia implementada no ano passado, em que agentes se infiltram entre os foliões para identificar e prender criminosos que se aproveitam da aglomeração.

De acordo com o governo, o uso de disfarces tem contribuído para uma maior sensação de segurança entre os bandidos, facilitando a atuação da polícia.

Conforme o balanço da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), a estratégia de se infiltrar em blocos fantasiados resultou na prisão de sete pessoas e na recuperação de 30 celulares somente no último final de semana. A ação também foi destacada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas redes sociais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *