
Pesquisadores de três universidades públicas e privadas realizam, no Paraná, uma pesquisa inédita em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Quarenta policiais são voluntários no estudo.
O policial rodoviário federal Nascimento explicou que o objetivo é avaliar a melhor base (postura), assim como a coordenação muscular para disparos de armas de fogo longas (fuzis) mais precisos.
“O desenvolvimento de novas técnicas vão beneficiar todas as forças de segurança e também a população, que terá forças policiais mais preparadas”, observou Nascimento.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A pesquisa será desenvolvida em duas etapas. A primeira no estande de tiro da PRF e a segunda em um laboratório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que participa dos estudos com a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus de Apucarana).
A segunda etapa do estudo será no Laboratório da PUC-PR, onde softwares com mecanismos de raio lazer vão proporcionar o estudo detalhado dos movimentos corporais e das trajetórias dos disparos. Segundo Nascimento, a previsão é que a pesquisa seja concluída no primeiro semestre de 2026.