Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Assembleia Legislativa do Paraná tem selo de certificação de Empresa Amiga da Mulher


Por Redação GMC Online Publicado 17/12/2025 às 13h52
Ouvir: 00:00

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conferiu o selo de certificação de boas práticas no combate à violência contra a mulher para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que assumiu o compromisso de cumprir os requisitos para receber a certificação. 

“É um avanço importante para o enfrentamento à violência de gênero no ambiente legislativo e dar o exemplo à sociedade e ampliar a participação feminina na vida pública”, comentou a deputada estadual Cristina Silvestri (PP).

image
Deputada estadual Cristina Silvestri (PP) | Foto: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Na cerimônia, foi entregue às deputadas o Código da Mulher Paranaense Comentado, material que reúne e explica as legislações estaduais voltadas à defesa dos direitos das mulheres.

Selo Empresa Amiga da Mulher

A deputada Cristina também destacou a importância de reconhecer e incentivar boas práticas de valorização das mulheres em diferentes espaços. Ela é autora da Lei 21.241/2022, que institui no Paraná o Selo Empresa Amiga da Mulher, criado durante o período em que Cristina exerceu o cargo de procuradora da Mulher da Alep.

A iniciativa busca fomentar e reconhecer empresas que adotem práticas organizacionais de equilíbrio entre trabalho, família e valorização da mulher, incentivando o setor privado e público a divulgar e manter ações que promovam igualdade de oportunidades.

Segundo a lei, a Procuradoria da Mulher deve publicar anualmente um edital de seleção com critérios para concessão do selo. Entre eles, está o termo de compromisso das empresas em manter práticas voltadas ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal de seus funcionários. Podem participar tanto empresas privadas, quanto instituições públicas estaduais e municipais que tenham sede, filial ou representação no Paraná.

“Precisamos avançar em todas as frentes: no Parlamento, no setor produtivo e na vida em sociedade. Valorizar e proteger as mulheres é investir em um futuro mais justo e equilibrado para todos”, reforçou a deputada Cristina.

A Procuradoria também é responsável por acompanhar, receber e encaminhar denúncias de discriminação, assédio, cerceamento de direitos e qualquer forma de violência contra mulheres. 

Denúncias e pedidos de orientação podem ser feitos pelo e-mail procuradoriadamulher@assembleia.pr.leg.br ou pelo WhatsApp (41) 3350-4030.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação