Bolsonaro está sendo julgado pela “bobagem que fez”, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira, 29, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não está sendo julgado pelo governo dele, mas por causa das ações para tentar se manter no poder, após perder as eleições de 2022.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O titular do Palácio do Planalto está em Contagem, município de Minas Gerais, para um evento relacionado a projetos de mobilidade urbana do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
LEIA TAMBÉM: Suspeito de assaltar residência e fazer casal e bebê reféns é internado com ferimentos graves em Maringá

“Não somos nós que estamos processando o ex-presidente, é a bobagem que ele fez que está resultando em um processo contra ele, com denúncias e delações do próprio pessoal dele. Não é o [senador Rodrigo] Pacheco que está processando ele, não é a Marília [prefeita de Contagem (MG)], não sou eu. É a tentativa de golpe que ele tentou dar em 8 de Janeiro”, afirmou Lula.
Cerco judicial a Jair Bolsonaro
- Em novembro de 2024, a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativas de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
- Já em fevereiro de 2025, a Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, organização criminosa, deterioração de patrimônio tombado e outros crimes.
- Jair Bolsonaro viraria réu pelos crimes pelos quais foi denunciado em março, quando a Primeira Turma do STF recebeu a denúncia contra o ex-presidente e outros setes acusados por integrar o núcleo central da trama golpista.
- Em julho, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou medidas cautelares contra Jair Bolsonaro coação, obstrução e atentado à soberania nacional. A decisão, no entanto, ocorre em um processo diferente da trama golpista, onde a PF apontou que Bolsonaro e Eduardo têm trabalhado junto a autoridades dos Estados Unidos contra agentes públicos do Brasil.
- Já no começo de agosto, Moraes determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprir as medidas cautelares. Segundo o ministro, houve a publicação nas redes sociais de declarações de Bolsonaro durante manifestação realizada por apoiadores.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
