Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Câmara analisa projeto que prevê divulgação mensal de atendimentos médicos nas UPAs de Maringá


Por Thiago Danezi Publicado 25/06/2025 às 16h41
Ouvir: 00:00

A Câmara Municipal de Maringá analisa um projeto de lei que pode obrigar a Prefeitura a divulgar, mensalmente, o número de atendimentos realizados por médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. O texto é de autoria do vereador Uilian da Farmácia (União).

Se aprovado, o projeto determinará que a Prefeitura publique no Portal da Transparência o número de médicos por UPA e a quantidade de atendimentos realizados por cada profissional em cada turno. A atualização dos dados deverá ser feita até o décimo dia útil de cada mês, sem qualquer identificação dos pacientes ou dos médicos.

UPA_ZONA_NORTE_COVID
Foto: UEM | Reprodução

A proposta também prevê que, caso algum profissional apresente uma média de atendimentos inferior à dos demais na mesma unidade, o gestor da UPA deverá apresentar uma justificativa formal. A ausência de justificativa poderá ser considerada falta funcional.

Em entrevista ao GMC Online, o autor do projeto afirmou que a iniciativa busca fortalecer a eficiência e a transparência no serviço público de saúde.

“Esse projeto visa proteger os bons médicos e os pacientes também. Com os números, será possível identificar onde há necessidade de mais profissionais, melhorar a estrutura e avaliar a atuação de quem estiver abaixo do esperado. Não há nenhuma exigência de meta mínima de atendimentos, e os dados divulgados serão genéricos, sem identificar nenhuma pessoa”, explicou o vereador.

O texto ainda será analisado pelas comissões internas antes de seguir para votação em plenário.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação