Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de junho de 2026

Câmara de Maringá adia votação de projeto que cria novas regras para motoristas de aplicativo


Por Redação GMC Online Publicado 24/06/2026 às 17h04
Ouvir: 00:00
image
Foto: Agência Brasil | Reprodução

O projeto de lei que regulamenta os serviços de transporte por aplicativo em Maringá será retirado da pauta de votação da Câmara Municipal. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (24) pelo líder do Governo no Legislativo, vereador Luiz Neto, que defende a ampliação do debate antes da análise da proposta pelos parlamentares.

A medida atende a pedidos de representantes da categoria e busca garantir que o texto final contemple as demandas dos motoristas, das plataformas digitais e dos usuários do serviço. O projeto é de autoria do Poder Executivo e estabelece regras para a prestação do transporte remunerado privado individual de passageiros e de serviços de entrega realizados por meio de aplicativos.

Entre os principais pontos da proposta estão o cadastramento obrigatório de motoristas e empresas junto ao Município, além da definição de mecanismos de fiscalização e organização da atividade em Maringá.

Segundo Luiz Neto, a retirada da matéria tem como principal objetivo construir um texto mais equilibrado e menos burocrático para os trabalhadores do setor.

image
Segundo Luiz Neto, a retirada da matéria tem como principal objetivo construir um texto mais equilibrado e menos burocrático para os trabalhadores do setor. Foto: Luiz Neto | Câmara de Maringá

“Entendemos a importância de regulamentar a atividade, mas também acreditamos que um tema que impacta milhares de trabalhadores e usuários precisa ser amplamente discutido, garantindo segurança para quem trabalha, organização do trânsito e respeito à atividade. Nosso objetivo é construir um texto equilibrado, de consenso, que atenda à grande maioria dos motoristas e conte com o apoio dos vereadores”, afirmou o parlamentar.

A regulamentação dos aplicativos de transporte tem sido tema de debate em diversas cidades brasileiras, especialmente em relação às exigências para atuação dos motoristas, à fiscalização dos serviços e à integração da atividade com a legislação municipal.

Com a retirada da pauta, a expectativa é que novas reuniões sejam realizadas nos próximos dias entre representantes da categoria, vereadores e integrantes da administração municipal. O objetivo será avaliar possíveis alterações no projeto antes que ele retorne para votação na Câmara de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação