Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Câmara de Maringá publica edital de licitação para ampliação do prédio

Obra contempla construção de novos gabinetes e garagens, instalação de elevador e outras adequações necessárias para comportar mais oito vereadores e suas equipes a partir de 2025


Por Redação GMC Online Publicado 10/05/2024 às 15h30
Ouvir: 00:00
image-28-61
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Maringá publicou nesta sexta-feira, 10, o edital de licitação para a contratação de uma empresa especializada para execução das obras de ampliação de sua sede, a fim de abrigar oito novos gabinetes de vereadores. O projeto prevê também a construção de novas garagens de veículos, fornecimento e instalação de aparelhos de ar condicionado e de elevador de passageiros, além da reforma dos banheiros do plenário, que atualmente não atendem às normas da Lei da Acessibilidade. A publicação está no Portal da Transparência da Câmara, no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP), no Diário Oficial do Município e a publicidade legal foi feita no Jornal do Povo.

A área total de intervenção é de 1.121 metros quadrados. Empresas de todo o Brasil podem participar da concorrência eletrônica e devem apresentar propostas de até R$ 6.304.838,72 para executar o Projeto Arquitetônico Legal, Projetos Executivos, PSCIP (Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico e controle dos materiais de acabamento), memorial descritivo, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro aprovados, conforme especificações e quantidades estabelecidas no edital. O recebimento das propostas será de 10 de maio a 20 de junho, com abertura da sessão pública às 14 horas do dia 20 de junho – vencerá a concorrência a empresa que se propuser a executar a obra pelo menor preço.

A ampliação se faz necessária porque, a partir da Legislatura de 2025, a Câmara de Maringá terá oito novas cadeiras de vereadores, conforme aprovação da Emenda à Lei Orgânica do Município n.61/2022, que ampliou de 15 para 23 o número de parlamentares a serem eleitos.

Atraso na aprovação do projeto

Após sofrer com atrasos na aprovação do projeto pelo setor responsável na Prefeitura de Maringá, a Câmara terá apenas cinco meses para executar a obra de ampliação do prédio. “Tivemos que fazer um cronograma super apertado para compensar o atraso que tivemos. O setor de aprovação de projetos e a empresa que nós contratamos não entravam em acordo, e nós perdemos praticamente um ano nesse processo”, diz o presidente da Câmara de Maringá, Mario Hossokawa.

Para que tudo esteja pronto até dezembro deste ano, serão 150 dias corridos de trabalho, com três turnos de expediente, jornada noturna e trabalho inclusive nos fins de semana e feriados. “Infelizmente, essa jornada intensa de trabalho acabou onerando a obra, porque a empresa terá de pagar muitas horas extras aos trabalhadores. Mas é o que nós temos de fazer agora, porque no dia 1º de janeiro de 2025 nós precisamos estar com tudo pronto para receber os novos vereadores e suas equipes”, explica Hossokawa.

O valor máximo do processo licitatório foi definido por uma engenheira orçamentista da Prefeitura de Maringá em parceria com a empresa contratada, respeitando a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

A atual gestão do presidente Mario Hossokawa preza pelo respeito ao dinheiro público e pela transparência, e já devolveu aos cofres públicos mais de R$ 30 milhões de sobras orçamentárias desde que assumiu a presidência da casa, em 2009. Nos últimos três anos, a Câmara de Maringá foi considerada a mais eficiente e econômica do Sul do Brasil.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação