Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Câmara de Maringá vota veto a projeto que cria Semana da Família Cristã


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 18/08/2025 às 17h52
Ouvir: 00:00

A Câmara Municipal de Maringá analisa nesta terça-feira, 19, um veto parcial do prefeito ao projeto de lei que cria a Semana de Valorização da Família Cristã. A proposta havia sido aprovada em plenário e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas foi barrada em parte pelo Executivo.

Na justificativa, o prefeito argumenta que o texto pode ferir a laicidade do Estado, ao impor ao município a realização ou apoio direto a atividades ligadas a uma crença específica, contrariando a neutralidade religiosa prevista na Constituição.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Mandaguaçu abre concurso público com salário de até R$ 10,6 mil

“Em que pese a iniciativa de promover atividades que visam a construção de uma sociedade justa e solidária, o projeto, em partes, pode ser considerado inconstitucional por violar a laicidade do Estado”, diz o documento do Executivo.

7e38e03612a768adc5c7667bcbf8903c (1)
Foto: Câmara de Maringá | Reprodução

O presidente da CCJ, vereador Flávio Mantovani, contestou o veto. Segundo ele, o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema é diferente ao do Executivo municipal e ampara a decisão da comissão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação