Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Câmara de Paranacity aprova criação de Parlamento Jovem


Por Redação GMC Online Publicado 28/10/2025 às 14h38
Ouvir: 00:00

A Câmara Municipal de Paranacity aprovou, nesta segunda-feira, 28, projeto de resolução que institui o Programa Parlamento Jovem Paranacitense, para a promoção da formação política, ética e cidadã de adolescentes do município. As atividades deverão ser iniciadas no próximo ano.

image
Sessão da Câmara que aprovou a instituição do Parlamento Jovem Paranacitense | Foto: Assessoria de Comunicação/Câmara de Paranacity

O programa será coordenado por uma comissão designada pela Mesa Diretora da Câmara, que poderá firmar parcerias com instituições de ensino públicas e privadas e organizações da sociedade civil para o seu desenvolvimento. “Nossa proposta é fazer capacitação de jovens para que possam ter mais representação política no município”, disse o presidente do Legislativo municipal, Leandro Juvenasso, um dos autores do projeto.

A proposta estipula que os participantes do Parlamento Jovem devem ter entre 15 e 18 anos e matriculados em instituições de ensino médio no município. Anualmente, serão escolhidos nove alunos para atuarem como Vereadores Jovens.

O processo de seleção será definido em edital. Os participantes serão escolhidos por meio de eleição nas escolas ou avaliação de redação, para mandatos de um ano. “Tenho certeza que, com o programa, vamos ampliar o número de jovens ativos nas decisões do município”, afirmou o vereador Marcos Soler, que também assina a proposta para despertar nos jovens o interesse pela vida pública.

Soler é advogado e está em seu primeiro mandato. Foi eleito com 24 anos, o vereador mais jovem da história do Legislativo municipal. Em 2017, então aluno do Colégio Estadual Antonio Tortato, participou do Parlamento Jovem Brasileiro, com a instauração pela Câmara dos Deputados de um projeto de lei para preservação ambiental do Bioma Caatinga.

Os Vereadores Jovens eleitos terão que participar das sessões simuladas do Parlamento Jovem; elaborar proposições legislativas, como projetos de lei, requerimentos, indicações e moções, que serão discutidas e votadas em sessões simuladas; e representar o Parlamento Jovem em eventos e atividades externas.

Durante o mandato dos Vereadores Jovens, a Câmara vai promover encontros de formação para o conhecimento sobre o funcionamento do Legislativo Municipal e a educação política dos participantes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação