Câmeras em CMEIs e escolas de Maringá serão interligadas com Guarda Municipal


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá
Câmeras em CMEIs e escolas de Maringá serão interligadas com Guarda Municipal. Pelo projeto, apenas imagens de ambientes externos serão compartilhadas com a Guarda Municipal. Foto: Ilustrativa/Vivian Silva/PMM/arquivo.

A Câmara de Maringá aprovou em segunda discussão nesta terça-feira, 22, um projeto de lei que prevê que as câmeras de segurança em áreas externas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas municipais sejam interligadas com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal.

De acordo com a lei de autoria dos vereadores Sidnei Telles, Delegado Luiz Alves e Altamir da Lotérica, as câmeras com as imagens de áreas externas, das entradas e dos pátios, deverão ser interligadas ao centro de controle da Guarda Municipal.

O intuito, segundo Sidnei Telles, é expandir a segurança dos locais. Já existe uma lei que obriga o município a colocar câmeras nas escolas há anos, mas na época o objetivo era garantir a segurança nos ambientes internos.

A questão orçamentária, que seria um entrave na instalação das câmeras, também está prevista no texto da nova lei. 

O texto do projeto será votado novamente na sessão desta quinta-feira, 24. Há ainda a possibilidade de um novo projeto prevendo a interligação das câmeras de escolas estaduais e particulares ao sistema da Guarda Municipal, explica o autor. 

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile