Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Caso Lula: veja o que é um ferimento corto-contuso na região occipital


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 21/10/2024 às 08h17
Ouvir: 00:00

O presidente Lula sofreu um acidente doméstico neste sábado, 19, que o obrigou a cancelar a viagem que faria à Rússia. O presidente bateu a região de trás da cabeça (occipital) ao voltar de uma viagem a São Paulo e foi atendido no hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

image
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O chefe do Executivo sofreu um ferimento do tipo corto-contuso e, por isso, precisou tomar pontos na cabeça. A região occipital do crânio protege o cérebro e o cerebelo, além da medula espinhal, por onde passam as terminações nervosas mais importantes do organismo. É ali que fica a parte do cérebro responsável pela percepção visual, incluindo cor, forma e movimento. A área é importante para a realização de tarefas visuais complexas, como a percepção de profundidade e reconhecimento de rostos.

Ferimentos do tipo corto-contuso estão no terceiro tipo de gravidade em uma lista de sete categorias de machucados superficiais. Além do golpe com o objeto não-afiado (contusão), se produz um pequeno corte.

image
Foto: Reprodução

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação