Eleição 2026 não deve ser focada em pautas ideológicas, diz Alexandre Curi


Por Brenda Caramaschi
WhatsApp Image 2025-11-27 at 08.51.16
Foto: Ana Rangel

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Alexandre Curi (PSD), que já confirmou a pré-candidatura ao governo do Paraná, está em Maringá acompanhando o governador Ratinho Junior, que inaugura nesta quinta-feira, 27, a unidade maringaense do Poupa Tempo. 

Na quarta, 26, Curi esteve em Paranavaí, na 34ª sessão da Assembleia Itinerante. Em entrevista à CBN Maringá na manhã desta quinta-feira, 27, ele falou sobre os projetos implementados na região a partir das sessões da Assembleia realizadas de forma descentralizada, estimulando a participação popular. 

“Ao longo das edições da Assembleia Itinerante nós já conversamos com mais de 1,5 milhão de paranaenses em mais de 250 municípios. Só em Maringá foram três edições. Nesse período, recebemos mais de 50 mil solicitações, todas catalogadas e transformadas em requerimentos, projetos de lei e obras que saíram do papel”, afirma. 

De acordo com Curi, um exemplo para a região de Maringá é a duplicação da rodovia entre Maringá e Iguaraçu, reivindicação feita há mais de quatro anos durante a Assembleia Itinerante na Expoingá. 

“Levamos a demanda ao governador, firmamos uma parceria público-privada, com apoio da iniciativa privada e da Associação Comercial de Maringá (ACIM), que entregou o projeto. A obra só não foi inaugurada ainda por problemas com a antiga empreiteira, mas agora segue em ritmo acelerado e deve ser entregue no ano que vem”, diz. 

O presidente da Alep lembrou outros resultados das sessões, como o programa Asfalto Novo, Vida Nova e a demanda por vagas em creches. “As mães iam até os nossos estandes, até nossas sessões solenes levando a demanda de que muitas crianças não estavam na creche e hoje nós temos 300 creches sendo construídas no estado Paraná com recursos do governo do estado e da Assembleia Legislativa”, diz. 

Eleição 2026

O deputado falou também sobre os projetos políticos para 2026, frisando que a campanha eleitoral do ano que vem não deve ser focada em pautas ideológicas polarizadas.

“Minha pré-candidatura representa a continuidade do processo de despolarização. O governador costuma dizer que é pago para trabalhar, não para brigar, e é isso que a população espera de todos nós: que essa parceria continue, que o Estado siga investindo em infraestrutura, que a educação permaneça em primeiro lugar e que a saúde avance na descentralização, levando o atendimento mais perto das pessoas. Minha pré-candidatura não entrará nesse caminho da polarização, nem durante o processo eleitoral”, diz.

Sair da versão mobile