Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Akemi: ‘Gestão terá um trabalho intersetorial e com a sociedade civil’


Por Gilson Aguiar/CBN Maringá Publicado 23/10/2020 às 14h23 Atualizado 26/02/2023 às 00h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Akemi Nishimori em entrevista na CBN Maringá

Nesta sexta-feira, 23, Akemi Nishimori (PL) da “Coligação Força Maringaense” (PL/PRTB), foi a entrevistada na Série de Entrevistas com Candidatos a Prefeitura de Maringá da CBN Maringá. Akemi falou sobre a possibilidade de ser uma mulher à frente da prefeitura de Maringá. A candidata disse, também, sobre a educação, a limpeza pública, mobilidades urbana, segurança pública e sobre a transparência na gestão municipal. Leia ou assista a entrevista completa!

Gilson Aguiar: Qual seria a mudança significativa que traria uma mulher à frente da prefeitura de Maringá?

Akemi Nishimori: Eu creio que fará uma diferença como ela faz dentro da casa, quando você fala do cuidar dos idosos, cuidar das crianças, cuidar da limpeza, da alimentação, do estudo, de tudo, de economia da casa e acho que ela está presente e faz a diferença. Essa diferença que nós queremos levar na administração, porque os nossos pioneiros vieram fazendo muito bem. Os nossos prefeitos que vieram também e deram sua contribuição muito bem. E, agora, eu acho que agora está na hora da mulher também, somando para que a cidade tenha um olhar humanizado, mais humanista, com menos pode fazer mais. Toda essa conjuntura que a mulher pode trazer, eu acho que traz em benefício para uma cidade mais humanizada.

Gilson Aguiar: Qual a opinião e a posição que a senhora tem em relação à falta de vagas em creches e como resolver isso?

Akemi Nishimori: Eu sempre digo assim: a gente precisa abrir a caixinha que está lá dentro. Porque nós temos escolar, que nós sabemos, escolas municipais que estão utilizando só 50%, nós temos salas ociosas. O que está acontecendo? Falta do quê? Por que que está comprando vagas se tem sala ociosa. Será que precisa dos dois? Precisamos analisar tudo isso para que a gente possa estar dando posicionamento, porque depois dessa pandemia, ficou visível que nossas crianças têm uma desigualdade muito grande, não só com as escolas particulares, privadas, mas vimos dentro da nossa escola pública mesmo, crianças que não podem nem acompanhar as suas aulas online. E isso, nós precisamos trazer como prioridade e trazer igualdade para nossas crianças, porque o mundo está aí, globalizado, nós temos que formar cidadãos para que eles estejam preparados para estar para estar competindo com o mundo, não com Maringá só. A nossa intenção é não só capacitar os professores, dar oportunidade para as crianças, colocar as crianças no horário integral e também diminuir a fila da creche. Nós sabemos que a mãe precisa trabalhar, hoje o orçamento não é só com o pai, precisa do orçamento da mulher, então faz diferença muito grande. Então, nós precisamos estudas o como nós podemos fazer, o porquê está ocioso e o que está acontecendo ficar assim […]. Se precisar comprar vaga, nós vamos ver a possibilidade de fazer, se precisar aumentar, reformar, vamos reformar. Se precisa ligar um bairro no outro para poder os bairros virem usufruir dos equipamentos municipais no outro bairro, vamos estar verificando tudo isso para que a gente possa solucionar e diminuir essa fila visivelmente.

Gilson Aguiar: A senhora pretende enxugar a máquina pública? A senhora vai permitir a abertura da prefeitura para o Observatório Social? Como ser transparente na gestão muncipal?

Akemi Nishimori: Tem que ter uma gestão com responsabilidade. Uma gestão focada, transparente, com bons gestores e dar transparência total, para que todos os munícipes, nem estiverem na fila de ônibus, possam estar entrando e possam ver. Uma transparência total, sem burocracia, eu acho que traz toda boa gestão, então nós vamos estar focando em transparência total e pode estar qualquer conselho estrar entrando, verificando e dando sua opinião. Nossa gestão está prevista para ser um trabalho intersetorial entre todas as secretarias e conjunta com toda a sociedade civil organizada, e com a população também, para que a gente possa ter voz, ideias e participação de todos, para que gente possa estar melhorando Maringá. Porque Maringá é nossa, de todos. Quem entrar como administrador terá quatro anos com aval da população, cuidando da cidade, mas ele tem que devolver melhor, devolver para nós, porque essa cidade é nossa e precisamos estar com responsabilidade.

Gilson Aguiar: A senhora coloca na sua proposta de segurança, implantar um sistema chamado ‘Koban’. Ele sistema implica em guardas municipais em lugares chamados de estratégicos, aonde há maior risco à segurança do cidadão. A Guarda Municipal, para senhora, tem que ter o poder de arma de fogo, de repressão, como tem a Polícia Militar?

Akemi Nishimori: Eu preciso ver como é que ficou elaborada na nossa cidade os decretos. Eu sei que já estão fazendo capacitações , nós precisamos ver a parte psicológica e precisar estar capacitando, aí estaremos definindo de fato. O sistema Koban vem ser um policial amigo da comunidade, principalmente começando com os bairros que mais necessitam para que eles detectem alguma possível fragilidade antes de acontecer os crimes ou situações. É muito bom, é um sistema exemplar, no Brasil já tem muitas cidades adotando esse sistema, ele vem para somar toda essa equipe que nós temos da Guarda Municipal de Maringá.

Gilson Aguiar: Como é que a senhora vai resolver o impasse da empresa de transporte coletivo, o preço da passagem e se tem a senhora pretende manter o contrato ou rompê-lo?

Akemi Nishimori: Nós precisamos ver que Maringá é grande, nós temos desenvolvimento, nós temos um foco de melhores cidades do Brasil, então nós estamos à frente de muitas cidades e precisamos entender que nós estamos vislumbrando, sabendo que o progresso do mundo inteiro está acontecendo. Então, nós vamos aumentar passageiros, precisamos olhar mais a mobilidade urbana, porque nós não podemos ver mais a cidade em quatro anos ou só agora, precisamos ver a curto, médio e longo prazo com responsabilidade, para a gente focar uma Maringá para todos lá na frente. Então nós estamos, realmente, incentivando todos os tipos de mobilidade, tanto é que as bicicletas nos bairros, aumentar a ciclovia, o escoamento de bairro para o centro também, por que nós não podemos ter outro tipo se aumenta a população? Nós precisamos prever esse aumento e as empresas também tem que ver que a população também enxerga dessa forma, precisando estar focando e melhorando para os próximos 10, 20, 30 anos para frente.

Gilson Aguiar: A senhora pretende manter o poder público como o principal responsável pela coleta de lixo? Como dar um resíduo correto para os resíduos?

Akemi Nishimori: Primeiramente, o nosso resíduo aqui no Brasil, aqui em Maringá também, nós podemos melhorar bastante, porque hoje nós utilizamos 100% de reciclagem, nós não conseguimos fazer. Eu fui conhecer de perto, fui onde fazem as reciclagens e eu vejo que não dá para 100% usar a reciclagem aqui em Maringá ainda. Precisamos de trabalho global, precisamos da participação de todos para que a gente possa, em primeiro lugar, utilizar 100% de reciclagem reciclável, A questão é que o lixo, catadores, nós precisamos analisar o gargalo onde está de fato tendo a dificuldade. Se precisar também, a nossa se tiver capacidade, vamos fazer com nossa capacidade. Se precisar de ajuda, nós precisamos estar procurando ajuda.

Gilson Aguiar: Qual ação que a senhora vai tomar, objetivamente, para resolver o problema dessa crise econômica com investimentos, melhorar a geração de empregos e criar condições para empresas? E esse centro velho da cidade que precisa de mudança, o que fazer?

Akemi Nishimori: Precisamos preservar. Nós não podemos deixar acontecer o que aconteceu em outros municípios maiores que Maringá, que o centro comercial dele, a origem na rua morreu. Nós não podemos deixar. Nós temos vários comerciantes, várias pessoas que pensam Maringá, gostam de Maringá, querem ver Maringá no topo e é o pedido, não digo a revitalização, mas melhorar a avenida Brasil. Nós temos projetos para melhorar, nós temos o calçadão para ser feito, mas primeiro nós estaremos conversando. Tem projeto, mas estaremos conversando com todos, como nós falamos temos um trabalho intersetorial, vamos fazer uma gestão intersetorial, também conjunta com a sociedade civil, para estar vendo o melhor local para um calçadão, porque Maringá já merece um calçadão. Precisamos melhorar muito e eu tenho certeza que todo mundo focado na melhoria de Maringá, no progresso de Maringá, nós chegaremos num determinado comum.

Gilson Aguiar: Caso a senhora seja eleita, maior parte das secretarias dos cargos comissionados serão para mulheres, a senhora vai ter uma gestão com um forte teor de figuras femininas à frente dos cargos públicos?

Akemi Nishimori: Em primeiro lugar, eu vou focar nas pessoas técnicas, pessoas certas para o local. Não vou priorizar nenhum, mas vou priorizar a técnica e o funcionalismo, e com a mesma capacidade, com a mesma visão para que projete Maringá para o futuro. Esse será o primeiro ponto de escolha das pessoas para estarem à frente, ajudando na administração. As mulheres, se tiver capacidade, também terão esse espaço. Eu acho que nós não podemos olhar se é mulher ou não, temos que pensar se a pessoa tem capacidade de gestão para Maringá. Esse é nosso primeiro passo. […] Nós estaremos já para ajudar as pessoas, um portal feminino de inclusão para que possa ajudar, não só fazendo capacitações, mas para poder entrar no serviço público.

Assista à entrevista completa:

Ouça na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação