Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Dias e Valenciano fazem um balanço da eleição em Maringá até o momento


Por Tiago Valenciano e Reginaldo Dias Publicado 30/10/2020 às 14h26 Atualizado 26/02/2023 às 02h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Tiago Valenciano e Reginaldo Dias na coluna “O Assunto é Política”

O cientista político Tiago Valenciano e o professor e historiador Reginaldo Dias comentaram, na coluna “O Assunto é Política” desta sexta-feira, 30, o balanço das eleições municipais de Maringá até o momento.

Segundo Dias, se comparar com eleições anteriores, 2020 se parece com a de 2008, já que tem um prefeito concorrendo à reeleição e com alguns candidatos mais abaixo na disputa. “[Os concorrentes] estão pegando voto da oposição e não do prefeito […]. Só que a pulverização dos candidatos é maior que nas anteriores”, diz o historiador.

“Eu acredito que nós temos mais uma semana para definir a eleição. O eleitor, costumeiramente, pensa e escolhe seu voto tanto para prefeito, mas principalmente para vereador nos 15 dias finais. É ali que ele acompanha o desenrolar da campanha, vê as coisas que está acontecendo, vê o bombardeio de informações […] para o eleitor escolher o candidato”, afirma o cientista político. “Agora é a hora da decisão, ou você fecha a eleição no primeiro turno, como é o caso do atual prefeito, ou alguém desse pelotão de baixo vai desgarrar um pouquinho e aí vamos para o segundo turno, é só essa dúvida que a gente tem agora da eleição. Lembrando que uma eleição de segundo turno é outra eleição, regra nova, jogo novo, time novo em campo, outra situação”, complementa Valenciano.

Assista à coluna completa:

Ouça na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação