Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024

Tudo o que você precisa saber para votar nas eleições de 2020


Por Matheus Hernandes Publicado 13/11/2020 às 11h08 Atualizado 26/02/2023 às 05h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/TSE

Neste domingo, 15, ocorrem as eleições municipais de 2020 em todo o território nacional, exceto no Distrito Federal. A votação será das 7h às 17h, uma hora a mais do que em pleitos anteriores para evitar aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus. O horário das 7h às 10h é preferencial para os eleitores com mais de 60 anos de idade. Confira outras informações sobre as eleições de 2020:

Quem é obrigado a votar?

O voto é obrigatório para os alfabetizados entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e para quem tem 16 ou 17 anos.

O que precisa levar?

Lembre-se de ter em mãos algum documento de identificação com foto. Neste ano, não teremos a biometria: entenda os motivos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o documento pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. As certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas como documento de identificação na hora de votar.

Não é obrigatório levar o título de eleitor, mas é recomendável para saber a zona e a seção eleitoral. O título de eleitor digital, o e-Título, contém essas informações e ainda possui outras finalidades.

Saia de casa com sua máscara de proteção. Seu uso é obrigatório. É recomendado, também, levar sua própria caneta para votar.

Leve sua “colinha” em papel com o número dos candidatos que irá votar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe o uso do celular e quaisquer outros aparelhos eletrônicos nas cabines de votação.

Qual a ordem de votação? 

Primeiro irá aparecer a opção para digitar o número de vereador. São cinco dígitos. Confira o nome e a foto do candidato, se estiver errado, basta selecionar a tecla “corrige”. Após apertar “confirma” não será possível alterar o voto.

Em sequência, aparecerá a opção para prefeito, que são dois dígitos. Realize o mesmo processo de confirmação.

Caso a opção do eleitor seja não votar em nenhum candidato, ele deve apertar a tecla “branco” e, depois, “confirma”. O voto em branco não é computado como voto válido, segundo o TSE, ele é registrado apenas para estatísticas.

Existe, ainda, uma terceira opção de voto: o de legenda. Ele é destinado para aqueles que não definiram seu candidato a vereador, mas que desejam votar em um partido específico. Neste caso, ao invés de digitar os números, o eleitor dele pressionar apenas os dois primeiro números, que identificam o partido político.

Quais medidas de segurança devo tomar?

Se possível, não leve crianças ou acompanhantes. No local de votação, mantenha distância mínima de um metro e evite o contato com outras pessoas. Permaneça no local apenas o tempo suficiente para votar. 

O eleitor deverá fazer uso do álcool em gel, que estará disponível nas seções eleitorais, tanto na entrada como na saída da seção.

Nos locais de votação não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara de proteção.

Se estiver com febre ou testar positivo para Covid-19 nos 14 dias antes da eleição, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor fique em casa e justifique a sua ausência.

Não poderei votar, o que fazer?

Em 2020, a justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título, isso por conta da pandemia e com a intenção de evitar ainda mais aglomerações nas seções eleitorais. O aplicativo pode ser baixado em tablets ou smartphones que utilizam os sistemas operacionais Android ou iOS.

A justificativa deve ser feita até 14 de janeiro de 2021 para quem não votar no 1º turno. Onde houver 2º turno, o prazo final da justificativa pelo e-Título é 28 de janeiro de 2021.

Para quem não tenha smartphones ou não tenha acesso à internet, excepicionalmente, o processo pode ser feito em qualquer seção eleitoral, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Se o eleitor deixou de votar no 1º e no 2º turno, terá que justificar a ausência em ambos, separadamente.

Clique aqui e entenda o que acontece se a ausência não for justificada.

Como encontrar meu local de votação?

Existem três maneiras de saber seu local de votação. Pelo aplicativo e-Título, na ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ligando na Central do Eleitoral. Saiba como funciona cada opção de busca.

Qual é a data do segundo turno?

Onde houver o segundo turno das eleições municipais de 2020, a votação será no dia 29 de novembro. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação