Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

1952: a primeira legislatura da Câmara Municipal de Maringá


Por Reginaldo Dias Publicado 16/08/2024 às 10h25 Atualizado 21/08/2024 às 09h49
Ouvir: 00:00
image
Foto: Maringá histórica

Olá, pessoal, hoje vamos falar dos primeiros vereadores e da primeira legislatura da Câmara Municipal de Maringá.

Em 1952, a Câmara era composta por nove vereadores. Traduzindo o equilíbrio da campanha para prefeito, foram formadas três bancadas partidárias, cada qual composta por três representantes das principais candidaturas a prefeito. Isso quer dizer que três vereadores vieram da chapa de Inocente Vilanova, três da chapa de Valdemar Gomes da Cunha e três da chapa de Ângelo Planas. Pelo pioneirismo, é justo citar o nome de todos: Arlindo de Souza, Basílio Sautchuk, Cesar Haddad, Joaquim Pereira de Castro, Jorge Ferreira Duque Estrada, José Mário Hauare, Malachias de Abreu, Mário Luiz Pires Urbinatti e Napoleão Moreira da Silva. Se você conhecia ruas e praças com esses nomes e não identificava os personagens, agora sabe que eles foram os primeiros vereadores do nosso município.

O vereador mais bem votado foi Napoleão Moreira da Silva, que já havia sido vereador na Câmara de Mandaguari, representando o distrito de Maringá. Ele também presidiu a Câmara no biênio final da legislatura. O primeiro presidente foi o vereador Arlindo de Souza.

Na análise dos perfis, constata-se que era uma bancada exclusivamente masculina, com faixa etária variando de 24 a 48 anos. Todos, evidentemente, eram migrantes que vieram participar da empolgante aventura pioneira do eldorado cafeeiro. Havia vereadores nascidos no Paraná e outros oriundos dos estados de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, do Mato Grosso e do Rio de Janeiro. Na origem social, havia 1 médico, 1 advogado, alguns comerciantes e também proprietários rurais, uma característica da época.

Entre os vereadores da primeira legislatura havia um escritor, dotado de inegável talento literário, o advogado Jorge Ferreira Duque Estrada. Ele escreveu o primeiro livro sobre a nossa história, focalizando esses primórdios. Eu me refiro ao livro Terra Crua. Ele narra, a partir do seu ponto de vista, a eleição de 1952 e o mandato dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito. O livro pode ser encontrado nas bibliotecas públicas.

Para encerrar, destaco que, entre os suplentes que exerceram temporariamente o cargo de vereador, estava o comerciante Américo Dias Ferraz, que viria a ser eleito prefeito em 1956. Esse é o tema do nosso próximo encontro.

Ouça o episódio:

Baixe o livro “Da Arte de Votar e Ser Votado: As Eleições Municipais em Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação