Neste domingo, 6, nas eleições 2024, 300.290 eleitores estiveram aptos a votar em Maringá e escolher o próximo prefeito e vice, além dos 23 vereadores que vão compor a 18ª legislatura da Câmara Municipal. Acompanhe abaixo como foi a apuração dos votos e cobertura em tempo real.
Assista a apuração e análises ao vivo
Confira as principais notícias do dia em tempo real
19h45 – Após mais de 12 horas, o Portal GMC Online encerra por aqui a cobertura das Eleições Municipais 2024
19h27 – Confira alguns resultados das Eleições 2024 em outros municípios do Paraná
Foz do Iguaçu – Genereal Silva e Luna (PL) eleito prefeito
Arapongas – Rafael Cita (PSD) matematicamente eleito prefeito
Campo Mourão – Douglas Fabrício (Cidadania) matematicamente eleito prefeito
Floresta – Rogério Mendes (PSD) eleito prefeito
Goioerê – Pedro Coelho (PP) eleito prefeito
Guarapuava – Denilson Baitala (PL) matematicamente eleito prefeito
Londrina – Tiago Amaral (PSD) e Professora Maria Tereza (PP) definidos no 2º turno
Mandaguaçu – Beto Dentista (PSD) eleito prefeito
Mandaguari – ENF Ivoneia Furtado (PSD) eleita prefeita
19h00 – Confira os 23 vereadores eleitos de Maringá
18h57 – De Paula (PSB) está matematicamente eleito prefeito de Sarandi
18h53 – Marco Franzato (PSD) está matematicamente eleito prefeito de Cianorte
18h52 – Renato Silva (PL) está matematicamente eleito prefeito de Cascavel
18h51 – Suzie Puccilo (Progressistas) é eleita prefeita de Artorga
18h48 – Rodolfo Mota (União) está matematicamente eleito prefeito de Apucarana
18h24 – Silvio Barros está matematicamente eleito prefeito de Maringá – veja mais detalhes aqui
- 83,82% das urnas apuradas
- Silvio Barros (Progressistas): 64,99% (109.823 votos)
- Edson Scabora (PSD): 22,24% (37.582 votos)
- Humberto Henrique (PT): 8,74% (14.768 votos)
- Evandro Oliveira (PSDB): 3,80% (6.430 votos)
- Pastor José Santos (Mobiliza): 0,23% (392 votos)
17h56 – 50% das urnas apuradas em Maringá; veja as parciais
- Silvio Barros (Progressistas): 64,59% (64.283 votos)
- Edson Scabora (PSD): 22,49% (22.381 votos)
- Humberto Henrique (PT): 8,62% (8.583 votos)
- Evandro Oliveira (PSDB): 4,09% (4.070 votos)
- Pastor José Santos (Mobiliza): 0,22% (214 votos)
17h33 – 20% das urnas apuradas em Maringá; veja as parciais
- Silvio Barros (Progressistas): 63,26% (29.573 votos)
- Edson Scabora (PSD): 23,32% (10.900 votos)
- Humberto Henrique (PT): 8,75% (4.092 votos)
- Evandro Oliveira (PSDB): 4,49% (2.100 votos)
- Pastor José Santos (Mobiliza): 0,18% (85 votos)
16h23 – Mulher entra em trabalho de parto dentro de seção eleitoral
Uma mulher entrou em trabalho de parto dentro da seção eleitoral do Colégio Municipal Tiago Correia da Silva, na Cidade Ocidental, Entorno do DF. A bolsa estourou logo após ela apertar o verde na urna neste domingo, 6.
16h20 – Cobra aparece e assusta eleitores e fiscais em seção de votação
Uma cobra foi encontrada em um local de votação em Tupanciretã, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo, 6. O incidente ocorreu na Escola Municipal Glenio Pinto, no Bairro Ana Terra, por volta das 9h10, e causou um susto nos eleitores que se dirigiam ao local para votar.
15h40 – Propaganda irregular no Colégio Unidade Polo
No Colégio Unidade Polo, no Jardim Alvorada, em Maringá, a votação foi bastante intensa já pela manhã. Dois veículos, que estavam estacionados em frente ao colégio, foram notificados pela Justiça Eleitoral por propaganda irregular.
15h01 – Ruas sujas com santinhos próximo ao Colégio Jardim Panorama, em Sarandi
As ruas proximo ao Colégio Estadual Jardim Panorama, em Sarandi foram tomadas por santinhos. O repórter Victor Hugo Correa tem os detalhes.
14h10 – Prefeito eleito precisa ter um olhar atencioso aos empresários
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlos Barbieri, diz que um gestor precisa dialogar e ter um olhar especial para os empresários.
14h – Papel da OAB na democracia brasileira
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Maringá, Eder Fabrilo Rosa, falou sobre o indispensável papel da entidade na democracia no país.
13h35 – Todos os candidatos a prefeito de Maringá votaram pela manhã
Na manhã deste domingo, 6, os cinco candidatos à Prefeitura de Maringá, Edson Scabora (PSD), Evandro Oliveira (PSDB), Humberto Henrique (PT), Pastor José Santos (Mobiliza) e Silvio Barros (Progressitas), compareceram às suas seções eleitorais para registrar seus votos nestas Eleições Municipais 2024. Confira como foi a votação de cada um.
12h55 – Por que votar é um exercício de fundamental importância?
O adviogado tributarista Márcio Frizzo, diretor-presidente da Certezza Consultoria Fala sobre a importância do voto. “Os gestores escolhidos por nós são aqueles que depois irão definir os tributos.Os eleitores têm o dever de cobrar a cobrança e a aplicação justas dos impostos”. Veja aqui.
12h06 – Homem é preso em flagrante próximo ao colégio eleitoral na região
A Polícia Militar flagrou um homem com material de campanha e R$ 750,00 em espécie próximo ao Colégio Paulo Freire, em Umuarama, na manhã deste domingo, 6. A escola é utilizada como local de votação, portanto a atitude infringe a Lei Eleitoral ao permanecer próximo ao local de votação com material de campanha e abordar pessoas para dar o referido material, configurando o crime de boca de urna, como explica o tenente-coronel Cláudio Longo.
11h48 – Luiz Nishimori vota na Universidade Estadual de Maringá
O deputado federal Luiz Nishimori participou das eleições municipais na manhã deste domingo, 6, votando na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o maior local de votação da cidade.
11h45 – Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, vota no Colégio Santo Inácio
O prefeito de Maringá, Ulisses Mais, votou durante a manhã, no Colégio Santo Inácio. Ele agradeceu a população maringaense e fez um panorâma sobre a campanha para prefeitura do atual vice-prefeito, Edson Scabora (PSD).
11h39 – Ministério da Justiça contabiliza 20 crimes eleitorais e 14 contra candidatos nesta manhã
O Ministério de Justiça e Segurança Pública contabilizou na manhã deste domingo, 6, 20 crimes eleitorais, sendo 4 de compra de votos/corrupção eleitoral. Além disso, foram registrados 14 crimes comuns contra candidatos e mais de 5 mil apreensões nas eleições.
11h28 – Pista de avenida em Maringá é interditada por conta das movimentações no Fórum Eleitoral
Uma das pistas da Avenida Gastão Vidigal, próximo ao Fórum Eleitoral de Maringá, foi interditada por conta das movimentações das Eleições Municipais 2024 neste domingo, 6. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estão fazendo a orientação aos motoristas na pista sentido ao Antigo Aeroporto. Dessa forma, é necessário passar para a pista sentido Avenida Petrônio Portela, que está funcionando em mão dupla.
11h15 – Eles não são obrigados, mas fazem questão de votar
Com mais de 35 mil eleitores acima dos 70 anos em Maringá, Rubens (86) e Maria Célia (83) mostram que a vontade de votar vai além da obrigação. Eles compareceram hoje, domingo, 6, pela manhã no Instituto de Educação para votar!
11h10 – Humberto Henrique vota em Maringá: ‘apresentamos as melhores propostas’
O candidato à prefeitura de Maringá pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Humberto Henrique, votou na manhã deste domingo, 6, na Escola Municipal Professor José Marchesini, acompanhado de sua vice, Palomara Silva, e do deputado Enio Verri. Demonstrando otimismo, Henrique afirmou estar confiante na ida ao segundo turno.
11h06 – Pastor José Santos vota em Maringá: ‘Eu creio no segundo turno’
O candidato a prefeito de Maringá Pastor José Santos (Mobiliza) votou por volta das 10h25, no Colégio Estadual Alberto J. Byington Jr. Confiante no segundo turno, o candidato destacou a ‘momento de esperança’ que a cidade vive e espera um resultado positivo para sua candidatura. “A nossa expectativa é bastante confiante e acredito que nós vivemos um momento de esperança pela nossa cidade e creio que foi feito um bom trabalho e esperamos um resultado positivo”, disse.
10h50 – Enio Verri vota no Colégio Santo Inácio, em Maringá
O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, votou na manhã deste domingo, 6, no Colégio Santo Inácio, e disse que está otimista com o encaminhamento das eleições para o segundo turno. Em entrevista ao Grupo Maringá de Comunicação, ele manifestou confiança na escolha do candidato do Partido dos Trabalhadores, Humberto Henrique, e da vice, Palomara Silva (PT) como preferidos pela população.
10h40 – Saiba como pesquisar o local de votação nas eleições municipais
Neste domingo, 6, 155,9 milhões de pessoas, em 5.569 municípios, devem comparecer às urnas para eleger prefeitos e vereadores. A Justiça Eleitoral orienta os cidadãos a confirmar com antecedência o local de votação para evitar deslocamentos desnecessários no dia do pleito.
10h30 – Evandro Oliveira vota em Maringá: ‘A cidade tem pessoas de bem discutindo sobre nossa vida nos próximos quatro anos’
O candidato a prefeito de Maringá Evandro Oliveira (PSDB), votou por volta das 10h deste domingo, 6, no Colégio Marista. À reportagem, Evandro Oliveira destacou o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral para a tranquilidade das Eleições Municipais 2024 em Maringá.
10h12 – Confiante no segundo turno, Edson Scabora vota no Instituto de Educação de Maringá
Edson Scabora, candidato à Prefeitura de Maringá pelo Partido Social Democrático (PSD), votou na manhã deste domingo, 6, no Instituto de Educação e demonstrou confiança de que irá para o segundo turno das eleições.
10h10 – Ratinho Júnior cutuca candidata a prefeita de Curitiba por apoio de Bolsonaro e aponta favoritos
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), votou na manhã deste domingo, 6, em Curitiba, e mais uma vez mostrou apoio e confiança na eleição do candidato a prefeito Eduardo Pimentel (PSD). Inclusive, o político aproveitou o momento para reforçar que o atual vice-prefeito da capital paranaense é quem tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e cutucou quem tenta angariar este público na reta final da campanha.
10h01 – Com Boulos, Nunes e Marçal, SP tem 1º turno mais acirrado em décadas
Depois de vivenciarem a campanha mais agressiva da história da capital, os eleitores paulistanos vão às urnas neste domingo, 6, escolher quem vai comandar a prefeitura da maior cidade do país diante de um cenário eleitoral imprevisível que é o mais acirrado das últimas quatro décadas em São Paulo.
9h47 – Não foi votar? Saiba como justificar ausência
Os eleitores que não comparecerem às urnas neste domingo, 6, terão até o dia 5 de dezembro (60 dias) para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.
9h39 – Votação segue tranquila na segunda maior seção eleitoral de Maringá: ‘Foi fácil escolher o candidato’
A dia de votação para as Eleições Municipais 2024 segue tranquilo na manhã deste domingo, 6, em Maringá. No Unicesumar, segunda maior seção eleitoral da cidade, muitos voluntários tem ajudado a população a encontrar sua seção de votação para votar com tranquilidade.
9h10 – Ricardo Barros vota em Maringá e destaca ‘campanha tranquila e respeitosa’
O deputado federal licenciado (Progressistas) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros, votou na manhã deste domingo, 6, no Colégio Regina Mundi, em Maringá. Ricardo Barros foi um dos primeiros a comparecer às urnas e, após exercer seu direito ao voto, falou sobre a campanha eleitoral e suas expectativas para o resultado.
9h05 – Silvio Barros vota em Maringá: ‘Muito agradecido’
O candidato a prefeito de Maringá Silvio Barros (Progressistas), votou por volta das 8h30 deste domingo, 5, no Centro Tecnológico de Maringá (CTM).
8h04 – Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo
Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios brasileiros. Você sabe o que pode ser feito ou o que está vetado, segundo as leis e as resoluções do TSE?
8h – Votação tem início em Maringá
Votação tem início, em Maringá. A cidade conta com 130 locais de votação e o maior colégio eleitoral é a Universidade Estadual de Maringá, com quase 9 mil eleitores. Ao todo são 968 seções eleitorais na cidade 968, em três zonas eleitorais (66ª, 137ª e 192ª).