Candidato a prefeito, Evandro Oliveira defende subprefeituras e ações para ‘destravar crescimento de Maringá’


Por Ivy Valsecchi

Em sequência às entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Maringá, o Grupo Maringá de Comunicação recebeu nesta terça-feira, 17, o candidato Evandro Oliveira (PSDB) – confira abaixo alguns tópicos abordados durante a entrevista e confira no fim da matéria os vídeos com as entrevistas completas. O primeiro entrevistado foi Edson Scabora (PSD), nesta segunda-feira, 16. As entrevistas serão veiculadas às 8h20 na Maringá FM pelo apresentador e colunista Tiago Valenciano, às 8h45 pelo Portal GMC Online nos estúdios de podcast do GMC e às 9h45 ao vivo na CBN pela jornalista Brenda Caramaschi.

Foto: GMC Online

Subprefeituras

Na entrevista, o candidato explicou a proposta das subprefeituras, descrita em seu plano de governo como forma de descentralizar os serviços públicos. “É remanejamento. Quando eu falo subprefeituras é para a população entender que são setores administrativos do município dando uma resposta de atendimento aos seus protocolos por região. Nós vamos implantar imediatamente. Nós temos no centro da cidade a Prefeitura e aí essas quatro regiões, que eu estou chamando de subprefeitura, são norte, sul, leste e oeste. Dividindo a cidade em quatro setores inclusive a área de saúde,então voce tem a upa zona norte, sul, leste, oeste. E aí você vai levar também descentralizando o atendimento à população nesses bairros para que elas não tenham que se locomover até o centro da cidade, é mais perto para eles, não têm que vir até o centro, na praça, pra fazer os seus pedidos dos seus atendimentos. Nós vamos montar estruturas com a parte com tecnologia, totens ou mesmo sistemas ali que a pessoa possa fazer o pedido, um atendimento híbrido, porque não é todo mundo que sabe usar a tecnologia, e ali fazer o atendimento no protocolo dela, demanda em relação a uma poda de árvore ou um corte de árvore […] então um município mais próximo da população no seu atendimento”.

‘Destravar a gestão’

Outra questão abordada pelo candidato foi a desburocratização para ‘destravar’ o desenvolvimento da cidade. “Nós temos os próblemas dos álvaras, liberação para montar e constituir sua empresa. Nós temos que dar uma resposta rápida, imediata. Agora, não só álvaras para novas empresas, mas também temos as liberações da Vigilância Sanitária, para clínicas. (…) Temos que preparar os profissionais autônomos que trabalham, às vezes fica 8 meses, 9 meses, 1 ano para conseguir um alvará e a gente tem que dar já o alvará provisório para que ele vaá se adaptando conforme o possível para realmente resolver as demandas que o departamento, no caso, estou falando de Vigilancia Sanitária, dê a resposta para o empreendedor [..] isso vai destravar o andamento e o crescimento da cidade”, afirmou.

Outros tópicos

Ao GMC Online, Evandro Oliveira também abordou outros assuntos como a criação da UBS Corujinha. “Seriam duas, em Iguatemi e Floriano. Uma resposta para a população que precisa ter um espaço à noite para resolver seus problemas de pronto atendimento imediato”, disse.

Segundo Evandro, sua primeira atitude como candidato seria resolver os problemas de arborização da cidade e trabalhar para que Maringá volte a ter o selo de primeiro lugar em arborização do país. “Valorizar os funcionários da poda, contratar engenheiros, laudistas para fazer levantamento das árvores. 300 precisam ser cortadas imediatamente, que já têm laudo. Contratar empresas terceirizadas para cortar o mais rápido possível, dar uma resposta rápida para população. (…) Sao 3 mil protocolos de pessoas pedindo poda e retirada de árvore. É preciso contratar empresas terceirizadas para responder o quanto antes as demandas da população”.

O candidato falou ainda sobre a possibilidade de dar um destino ao Hotel Bandeirantes, que atualmente é uma propriedade privada. “Vamos conversar com proprietários, criar um museu, por exemplo, ver o que dá para ser feito ali”, pontuou.

Além disso, Evandro apresentou a proposta de levar aos jovens um laboratório maker em escolas municipais, para estimular a criatividade e a inovação. “Vamos unir tecnologia, com aprendizado, inteligência artificial, desempenho, robótica, fazer parcerias e trazer isso para os nossos jovens”, destacou.

Na área do bem-estar animal, Evandro Oliveira proôs a criação de uma UBS Animal, para diminuir o número de animais abandonados nas ruas. Ele também frisou a necessidade de aumentar o efetivo policial para garantir maior segurança aos moradores.

Veja o cronograma de entrevistas com os candidatos

18.09 – Quarta-feira – Humberto Henrique (PT)

19.09 – Quinta-feira – José Santos (Mobiliza)

20.09 – Sexta-feira – Silvio Barros (PP)

Veja o vídeo com a entrevista completa com o candidato a prefeito de Maringá, Evandro Oliveira, ao Portal GMC Online

Veja a entrevista completa com o candidato à Rádio Maringá FM

Cobertura das eleições 2024

O Grupo Maringá de Comunicação (GMC), por meio de suas emissoras de rádio CBN Maringá, Maringá FM, MIX FM Maringá e do Portal de Notícias GMC Online, deu início, neste mês de setembro, à cobertura das eleições 2024. Um time de repórteres, editores e analistas está 24 horas por dia em busca de notícias com credibilidade, relevância e imparcialidade. A cobertura será dividida em: entrevistas com os candidatos, quadros temáticos e a cobertura completa no dia da votação, incluindo a apuração e a divulgação dos eleitos.

Além das entrevistas, na grade das emissoras de rádio já estão sendo divulgados quadros temáticos sobre as eleições. Um deles é o ‘História das Eleições’, veiculado na CBN Maringá, apresentado pelo historiador e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Reginaldo Dias. São boletins com duração de cinco minutos sobre fatos marcantes ou pitorescos que marcaram as eleições, os personagens que se destacaram e a evolução do processo eleitoral.

Na Maringá FM, de segunda a sexta-feira, os ouvintes vão acompanhar o ‘Momento das Eleições’, um panorama da política na cidade que mostra o dia a dia dos candidatos e informações para o eleitor. Já nas redes sociais dos veículos que fazem parte do grupo, está sendo publicado o ‘Guia do Eleitor’, que traz informações práticas como o passo a passo de como justificar o voto, horários e locais de votação, onde encontrar propostas dos candidatos, entre outros assuntos.

Por fim, no dia 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições municipais, os veículos do grupo farão um grande esquema ao vivo para acompanhar todos os detalhes do dia de votação. Repórteres vão acompanhar o voto dos eleitores e candidatos, a movimentação nos locais de votação de Maringá e região, bem como a apuração dos resultados.

Sair da versão mobile