Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

1988: a nona legislatura


Por Reginaldo Dias Publicado 11/09/2024 às 09h38
Ouvir: 00:00
image
Foto: O vereador reeleito, Kazumi Taguchi/Maringá histórica

A escrutinação dos votos demonstra que não houve espelhamento entre a eleição para a prefeitura e a eleição para a Câmara Municipal, pois apenas 2 dos 21 vereadores eleitos integraram a chapa do novo prefeito, o engenheiro Ricardo Barros. Isso quer dizer que o novo prefeito atraiu o voto dos eleitores dos candidatos a vereador das campanhas adversárias.

Houve apenas três vereadores reeleitos da oitava para a nona legislatura: Kazumi Taguchi, Nereu Vidal Cezar e Paulo Mantovani. Assinale-se que também houve a eleição do vereador Mário Hossokawa, que havia iniciado a legislatura anterior como suplente, e a volta para a Câmara do ex-vereador Antônio Paulo Pucca.

Naquela legislatura, a Câmara voltaria a contar com a presença feminina em sua composição. Na verdade, a participação foi ampliada pela eleição de duas vereadoras, a advogada Jacira Martins e a professora Edith Dias de Carvalho.

Os presidentes da Câmara na nona legislatura foram os vereadores Jamil Josepetti e Marco Antônio Rocha Loures.

No final da legislatura: Marco Antônio Rocha Loures seria candidato a prefeito e Mário Hossokawa viria a ser eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo médico Said Ferreira.

O campeão de votos foi o vereador Nilson de Oliveira, que obteve 2588 votos.

Merece destaque o fato de Kazumi Taguchi se credenciar para o sétimo mandato, o último de sua impressionante trajetória na Câmara Municipal. Em 1992, ele não concorreu, concedendo a si próprio uma espécie de aposentadoria. Desde 1968, quando foi eleito pela terceira vez, Kazumi Taguchi era o recordista da Câmara em números de mandatos. Ao encerrar sua trajetória como vereador, Kazumi Taguchi acumulava sete mandatos consecutivos, um recorde que somente seria ultrapassado 28 anos depois, em 2020, pelo vereador Belino Bravin. No entanto, como duas legislaturas de que Kazumi Taguchi participou foram alongadas de quatro para seis anos, ele foi vereador por 32 anos. Por esse critério, ele ainda é, ao lado de Belino Bravin, o vereador que atuou por mais tempo na Câmara Municipal.

Ouça o episódio:

Baixe o livro “Da Arte de Votar e Ser Votado: As Eleições Municipais em Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação