Paraná Pesquisas: Novo levantamento aponta vitória de Silvio Barros no 1º turno para Prefeitura de Maringá
A mais nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Maringá, divulgada nesta segunda-feira, 30, aponta o ex-prefeito Sílvio Barros à frente na corrida eleitoral.
Essa é a terceira sondagem de eleitores realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas este ano. A primeira foi divulgada em abril e a segunda em agosto. A pesquisa divulgada nesta segunda ouviu 710 eleitores por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 26 e 29 de setembro.
O ex-prefeito Silvio Barros (Progressistas) lidera a intenção de votos em todos os cenários. Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta nomes de candidatos, Silvio Barros tem 39,6% dos votos.
Em segundo lugar aparece Edson Scabora (PSD) com 10,7% dos votos, seguido de Humberto Henrique (PT), com 4,1% das intenções de voto; Evandro Oliveira (PSDB), com 0,4% e Pastor José (Mobiliza), com 0,1%. Além disso, 38,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam, 6,2% disseram que não votariam em ninguém, ou votariam branco ou nulo e 0,4% citaram outros nomes.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Silvio Barros tem 58,6% das intenções de voto e se as eleições fossem hoje o ex-prefeito venceria em primeiro turno, segundo o Paraná Pesquisas. Edson Scabora aparece em segundo lugar com 20% dos votos, Humberto Henrique vem em seguida com 6,5%, Evandro Oliveira tem 1,8% das intenções de voto e por último aparece o Pastor José com 0,8%. Nesse caso, 5,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 6,3% disseram que não votariam em ninguém ou votariam branco ou nulo.
O Instituto Paraná Pesquisas também comparou o desempenho dos candidatos agora com a pesquisa divulgada no dia 19 de agosto. Silvio Barros e Edson Scabora tiveram melhor desempenho de uma pesquisa para outra: Silvio tinha 57% e foi a 58,6%, enquanto Scabora subiu de 15,4% para 20%. O percentual de votos dos outros candidatos diminuiu: Humberto Henrique caiu 0,5% (de 7% a 6,5%); Evandro Oliveira perdeu 2% de intenção de votos (de 3,8% para 1,8%) e Pastor José caiu 0,2% (de 1% para 0,8%). O número de indecisos caiu 1%: em agosto eram 6,9% e agora são 5,9%.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Nesse caso, o entrevistado poderia citar mais de um candidato. No levantamento desta segunda-feira, 30, 15,9% não souberam ou não responderam e 5,9% disseram que poderiam votar em todos. Veja abaixo mais detalhes:
- Humberto Henrique tem 34,5% de rejeição (em agosto o percentual era de 20,6%).
- Edson Scabora tem 23,8% de rejeição (em agosto: 24,2%).
- Pastor José tem 18,6% de rejeição entre os eleitores (em agosto o percentual era de 15,6%).
Silvio Barros tem 18% de rejeição (em agosto a rejeição era maior: 23,7%). - Evandro Oliveira tem o menor índice de rejeição: 13,9% (em agosto: 15,1%).
A pesquisa sobre a corrida eleitoral em Maringá foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-03428/2024. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.
Candidatos comentam resultado da pesquisa
Os candidatos a prefeito de Maringá, Silvio Barros (Progressistas), e Edson Scabora (PSD), comentaram sobre a pesquisa.
Para Silvio Barros, o resultado da pesquisa é reflexo do que tem se visto nas ruas. “Eu só tenho a agradecer. O que eu tenho visto na rua bate com o que a gente tem ouvido, tem visto nas pesquisas eleitorais, então eu fico muito feliz e muito agrecido à população de Maringá, pela confiança, pelo que crédito que está dando para a gente, e a agenda está bastante lotada, mas com muito entusiasmo esse contato com as pessoas, essa demonstração de confiança, a materialização da esperança das pessoas na gente é muito estimulante e energizante […] estou muito feliz”, disse.
Já Edson Scabora disse não acreditar no resultado. “Eu não acredito nessa pesquisa. As ruas mostram totalmente o contrário. Estamos todos os dias nas ruas conversando com a pppulação, e sabemos que esses números não refletem a realidade. Nessa última semana seguiremos da mesma maneira, nas ruas conversando com a população e indo a debates com a ficha limpa”, afirmou.
Matéria atualizada às 10h30 para acréscimo de comentários dos candidatos Silvio Barros e Edson Scabora.