Foi divulgada nesta segunda-feira, 12, pelo Instituto Paraná Pesquisas, uma pesquisa de opinião pública realizada no Estado do Paraná com o objetivo de consultar a população sobre a situação eleitoral para o Executivo Estadual.
Aos eleitores foi feita a seguinta pergunta: Se as eleições para Governador do Estado do Paraná fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?
Nos três cenários para a disputa pelo cargo de governador, o senador Sergio Moro (União-PR) lidera. No primeiro cenário, ele aparece com 41,3% de intenção de votos; no segundo com 41,8% e no terceiro com 44,6%. Em segundo lugar aparece o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), com 17,2% de intenção de votos no primeiro cenário, 17,9% no segundo e 19,8% no terceiro cenário – veja abaixo:
Metodologia
A coleta de dados foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 1 e 4 de agosto de 2024. A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora residente nas localidades como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1508 eleitores em 64 municípios. Segundo o Paraná Pesquisas, tal amostra representativa do Estado do Paraná atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificada pelo Instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em pesquisas de opinião pública. No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados, foram auditados em no mínimo 20% (vinte por cento) para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das quotas amostrais isto é, no mínimo 302 entrevistas foram verificadas pela equipe de supervisores do Instituto Paraná Pesquisas.