Eleitores que não votaram no 1º turno têm até essa quinta-feira, 5, para justificar ausência
No Paraná, 1,1 milhão eleitores não compareceram às urnas nas Eleições Municipais de 2024. Até segunda-feira, 2, apenas 1,3 mil haviam justificado a ausência nas eleições. A justificativa é simples e pode ser feita de forma online, segundo o analista judiciário Julian Nascimento.
“Já faz algum tempo que o TSE disponibiliza essa ferramenta através da internet. O único problema dessa justificativa é que o eleitor tem que anexar um documento que comprova aquilo que impediu ela de votar. Então ela precisa anexar uma foto, anexar um documento, um atestado médico, um exame, algum documento junto do requerimento. Mas ele é bem simples de ser feito”, explica.
Após o envio dos documentos necessários para a justificativa, a análise e resposta ao requerimento pode durar em torno de dez dias. “A análise da justificativa tem uma variação de cartório para cartório, porque vai depender de onde está registrado o volume de trabalho daquele cartório. Mas ele deveria ser ágil, deveria ser uma questão de uma semana, dez dias no máximo, já ter a análise e pro juiz eleitoral autorizar ou não a justificativa do eleitor”, diz Nascimento.
Caso a justificativa não seja aceita, o eleitor precisa pagar a multa eleitoral no valor de R$ 3,51. “O que importa é que o pagamento da multa. Vale a mesma coisa que a justificativa ou mesmo que o voto, cumpre a obrigação da mesma maneira. Aí a situação se regulariza. E o eleitor consegue fazer também pela internet, saber a situação, se está com multa ou se não está”.
Para verificar a situação de justificativa eleitoral, os eleitores podem acessar o site do TSE, no menu “Autoatendimento eleitoral”. Nesta aba é possível imprimir o título de eleitor, consultar os débitos eleitorais e imprimir a guia de multa para pagamento via Pix.
O Fórum Eleitoral de Maringá fica na Avenida Gastão Vidigal, nº 605, na Zona 08. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.