Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de maio de 2024

Em Maringá, Deltan Dallagnol comenta afastamento de juízes da Lava Jato: ‘Equivocada e risível’


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 18/04/2024 às 21h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-61-13
Dallagnol explica como o partido está estruturado para disputar as eleições 2024 em Maringá. Foto: Rafael Bereta/GMC Online

O embaixador do Novo, o ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF) e ex-deputado federal Deltan Dallagnol esteve em Maringá nesta quinta-feira, 18, para prestigiar o evento de pré-candidatura do ex-deputado estadual Homero Marchese à Prefeitura de Maringá. 

Dallagnol explica como o partido está estruturado para disputar as eleições 2024 em Maringá e comenta a polêmica sobre o afastamento de juízes da Lava-jato.

Depois de uma decisão monocrática, o afastamento foi suspenso pelo colegiado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A decisão (o afastamento) não é somente equivocada, ela é risível em seus fundamentos. Pois, se for olhar o que o corregedor do Conselho Nacional de Justiça que foi colocado como ministro do STJ pelo Lula e que queria ser ministro do STF do Lula e o que ele fez foi construir uma teoria da conspiração em que ele disse que o dinheiro foi devolvido pela Petrobras, ele construiu a teoria de que esse dinheiro devolvido porque queriam que a Petrobras fosse multada pelos Estados Unidos e que uma parte do dinheiro voltasse para o Brasil e fosse enviada para uma fundaçãoque beneficiária agentes públicos. Não tem base nenhuma isso na realidade”, explica o procurador.

Na segunda-feira, 15, o corregedor nacional de Justiça Luís Felipe Salomão Salomão havia afastado das funções a juíza Gabriela Hardt – ex-substituta do ex-juiz e agora senador Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba – e três magistrado do TRF-4, o juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Lenz Loraci Flores De Lima.

Na terça-feira, 16, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revogou o afastamento de Gabriela e do juiz Danilo Pereira Júnior. De outro lado, o conselho manteve o afastamento dos desembargadores A anulação foi feita durante julgamento das condutas dos principais nomes da Lava Jato no berço da Operação, a Justiça Federal do Paraná.

Retirada do ar de conteúdos e contas da rede social

Dallagnol também comenta a divulgação de ofícios enviados pelo STF ao X determinando a retirada do ar de conteúdos e contas da rede social. Uma das contas que foram suspensas à época é a de Marchese. 

“No caso de Homero Marchese a alegação foi que ele havia incitado agressão aos ministros do Supremo Tribunal Federal nos Estados Unidos divulgando hotel em que eles estavam dormindo, o que não é verdade. Eles pegaram o post do Homero que divulgava o evento nos Estados Unidos dos ministros e confundiram com outros posts que falavam sobre agressão aos ministros sem que ele tenha incitado violência, sem que ele tenha xingado ministros. No entanto, Homero Machese nunca fez isso não porque é ilegal, mas porque ele é uma pessoa de caráter”, explica Deltan Dallagnol.

Ouça a entrevista completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação