
O prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), foi convidado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para integrar uma missão internacional à Colômbia, com foco em urbanismo social, mobilidade urbana, resiliência climática e política de cuidados. A missão será realizada entre os dias 22 e 28 de fevereiro.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Além do prefeito, participarão da agenda dois servidores de carreira, sendo um do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e outro da Secretaria de Urbanismo e Habitação, além de um vereador do município.
A missão conta com o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil e das prefeituras de Bogotá e Medellín, que organizaram agendas técnicas ao longo de uma semana nas duas cidades. A participação do prefeito tem caráter técnico, voltado à troca de experiências e ao aprendizado de boas práticas reconhecidas internacionalmente, com potencial de subsidiar políticas públicas em Maringá.
Bogotá e Medellín são referências mundiais em soluções inovadoras para enfrentar desafios urbanos, especialmente em contextos de desigualdade social, crescimento urbano desordenado e vulnerabilidade ambiental. Durante a missão, os gestores terão contato com sistemas de BRT, uma das maiores frotas de mobilidade elétrica da América Latina, além de bibliotecas-parques, centros esportivos e equipamentos culturais.
A agenda inclui ainda visitas às Manzanas del Cuidado, estruturas voltadas à ampliação do acesso a serviços públicos, oportunidades e espaços de convivência, com foco na redução das desigualdades sociais. Outro destaque é o Jardim Circunvalar, projeto de parque linear com 75 quilômetros de extensão que circunda Medellín, criado para conter a expansão urbana, proteger áreas naturais e reduzir riscos como deslizamentos e enchentes.
As visitas técnicas permitirão observar, de forma direta, como essas políticas públicas impactaram positivamente o cotidiano da população e contribuíram para a criação de alternativas para a juventude e comunidades em situação de vulnerabilidade.